domingo, outubro 04, 2020

Petrolândia COVID-19: Tradição centenária, pela primeira vez a 'Missa do Vaqueiro' não é realizada nos festejos da Festa de São Francisco; Blog de Assis Ramalho homenageia os amantes da vaqueirama com a edição do ano passado(reveja)




Ao longo dos seus 111 anos de emancipação política de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, os festejos de São Francisco de Assis, padroeiro do município, se tornaram uma tradição na cidade entre os dias 24 de setembro a 04 de outubro, e pela primeira vez não foi realizada devido os efeitos da maldita pandemia do Covid-19. 

Excepcionalmente, a tradicional e tão esperada Missa do Vaqueiro  não foi realizada.

Para matar a saudade, reveja a edição do ano passado, em reportagem do Blog de Assis Ramalho. 

Confira abaixo!



Mais uma edição da tradicional Missa do Vaqueiro de Petrolândia foi realizada no município. A Prefeitura Municipal com apoio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer e da Igreja Católica realizaram na manhã deste domingo (29/09/2019), a 47° Missa do Vaqueiro com a tradicional procissão que é promovida anualmente no ultimo domingo do mês de setembro, em meio aos festejos em homenagem a o padroeiro do município São Francisco de Assis.

A 47° Missa de Vaqueiro levou a cultura dos aboios e toadas nas principais avenidas da cidade, centenas de vaqueiros de várias regiões do município e de outras cidades se concentraram a partir das 07h00, em frente ao Parque Municipal João Pernambuco para a procissão do vaqueiro com a imagem do Padroeiro São Francisco de Assis que percorreu algumas avenidas da cidade e em seguida retornando ao Parque Municipal João Pernambuco, onde houve uma missa campal celebrada pelo Padre Luiz Augusto dos Santos acompanhado pelo coral da Igreja Católica “Vozes do São Francisco” e equipe paroquial.

Nesta edição, a missa foi dedicada aos Vaqueiros recém-falecidos (Edson Alves, Pedro Cavalcante e Seu Baé - em breve esse meio de comunicação postará matéria sobre os homenageados). Autoridades municipais estiveram presentes na procissão e na missa, a exemplo da prefeito Jane Souza.

Logo após a celebração da Missa Campal dos Vaqueiros a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia conversou com Bila Ferraz, organizador da da 47ª Missa do Vaqueiro. Também participou da entrevista Marleide Brasil, esposa de Edson Alves - um dos vaqueiros homenageados.

De acordo com Bila Ferraz, esse ano o evento bateu recorde de participação de vaqueiros. O número de participantes chegou a 896, todos defensores e amantes da vaquejada.

Das 47 edições da Missa do Vaqueiro de Petrolândia 17 foram organizadas por Bila Ferraz, com apoio da prefeitura de Petrolândia.

Veja abaixo - Entrevista com Bila e Marleide, vídeo (Oração de São Francisco interpretado pelo grupo Vozes do São Francisco) e fotos da 47ª Missa do Vaqueiro de Petrolândia.



Ver fotos abaixo









































































































































Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.