Tropas federais começam a ser solicitadas para ajudar na segurança das eleições dia 15
A eleição no interior de Alagoas irá contar com tropas federais em três cidades: Batalha, Limoeiro de Anadia e Mata Grande. Na sessão virtual de ontem, os ministros definiram prioridade para estas localidades com base no que já havia indicado o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL).
A cidade de Canapi - que também constava no pedido - ficou de fora da análise feita. Tanto em Alagoas, como também em Brasília (DF), pesaram para a decisão da Corte o clima tenso decorrente da violência que têm marcado essas localidades.
No próprio documento que foi encaminhado ao TSE, consta a preocupação da titular da 29ª Zona Eleitoral, juíza Nathallye Costa Alcântara de Oliveira. Conforme relembrou, em 2017 o vereador Adelmo Rodrigues de Melo, o “Neguinho Boiadeiro”, foi assassinado diante do prédio da Câmara Municipal de Vereadores. Um outro crime, o de Tony Carlos Silva, o “Tony Pretinho”, executado a tiros, pouco mais de um mês do primeiro crime também foi lembrado. A magistrada detalhou que é sabido e de notório conhecimento que a cidade tem uma animosidade histórica entre as famílias Dantas e os “Boiadeiro”, que têm se enfrentado dentro e fora do campo político. Por conta da disputa, a cidade vive dividida entre apoiadores e pessoas ligadas às duas famílias. “Embora os dois crimes não tenham ligação comprovada, é de se perceber que a aparente tranquilidade vista nas ruas da cidade não condiz com a situação real, e que a qualquer momento a população pode ser novamente surpreendida com iminentes atos de violência, inclusive contra seus próprios representantes”, argumentou a magistrada no pedido formulado ao TRE de Alagoas.
Com base nos mesmos critérios de animosidade e riscos de atos violentos, antes e durante o pleito, o titular da 27ª Zona Eleitoral, juiz Marcos Vinícius Linhares, fundamentou o seu pedido de tropas para Mata Grande e Canapi. Ele descreveu que por conta da presença de representantes de grupos familiares, com enfrentamento histórico, mais uma vez se enfrentarem seria necessário o reforço militar. Quanto à cidade de Limoeiro de Anadia, a juíza Larissa Gabriella Lins Victor Lacerda também ressaltou o clima tenso por conta da disputa eleitoral, “com intenso engajamento da população local em apoio a seus candidatos, utilizando-se em determinadas situações de meios ilícitos”, justificou em seu pedido.
Por Gazeta de Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.