A lei de 2018 cita, como canais para queixas, os telefones da Polícia Militar (190) e da Central de Atendimento à Mulher (180). O PL 1289, apresentado pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP), inclui a Ouvidoria da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). O site do órgão disponibiliza o endereço eletrônico ouvidoria@epti.pe.gov.br, o telefone (81) 3184-7717 e o WhatsApp (81) 98494-3012.
O colegiado também deu aval a uma proposta que estabelece regras para eventos drive-in em Pernambuco. Elaborado pela Comissão de Justiça, o substitutivo que reúne os Projetos de Lei (PLs) nº 1369/2020, do deputado João Paulo Costa (Avante), e nº 1385/2020, do deputado Joaquim Lira (PSD), obriga organizadores desse tipo de atividade a criar protocolos de segurança sanitária que diminuam o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
A medida contempla shows musicais, concertos, apresentações teatrais, atividades circenses, exibições cinematográficas e demais atividades artísticas audiovisuais. Entre as regras, está a de que o público só poderá ingressar no local do espetáculo após medição de temperatura corporal. Todos devem utilizar máscaras durante a interação com empregados do evento e em áreas de uso comum, como banheiros e lanchonetes. A matéria autoriza, ainda, a venda e a entrega de produtos através da janela dos automóveis.
Para a relatora da proposição, deputada Clarissa Tércio (PSC), a iniciativa objetiva a proteção e a defesa da saúde, bem como o acesso à cultura, no contexto da pandemia. “São listados no projeto, de forma detalhada, os procedimentos a serem executados pelos estabelecimentos e seus frequentadores. Tudo isso com o intuito de promover o direito social ao lazer de forma segura e de trazer novamente à ativa o setor cultural, profundamente afetado pela crise sanitária”, agregou.
Outra proposta de autoria do deputado João Paulo Costa, aprovada pela Comissão de Cidadania, determina ações preventivas a serem adotadas para contenção da Covid-19 por instituições de acolhimento e permanência de idosos, casas de repouso e asilos.
Assassinato em Jaboatão – Também nesta quarta, o colegiado se prontificou a apoiar as investigações sobre a morte do jovem Lucas Marques da Rocha, 17 anos, no último sábado (17). Ele foi vítima de um tiro de fuzil à queima-roupa durante abordagem por policiais militares no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife).
De acordo com a presidente da Comissão e titular do mandato coletivo Juntas (PSOL), deputada Jô Cavalcanti, o grupo parlamentar foi convidado a acompanhar o caso pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop). “A gente lamenta muito o fato de mais um jovem da periferia ter sido brutalmente assassinado em uma operação policial. Dois rapazes brancos, também abordados, foram liberados. Nossos sentimentos à perda dessa mãe, que teve a vida do seu filho ceifada de maneira totalmente bruta”, expressou.
Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.