O evento seria realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2020, com abertura ao público, posteriormente adiado para os dias 21 e 22 de novembro deste ano.
O mesmo evento realizado em 2019 levou à circulação de aproximadamente oito mil pessoas em dois dias. No entanto, está em vigência o Decreto Estadual n.º 49.055/2020, que regulamenta as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus no Estado de Pernambuco, proíbe eventos sociais de tal magnitude (arts. 11 e 14), e estabelece que a retomada das competições esportivas nas modalidades individuais só é possível desde que vedado o acesso do público em geral (§5º do art. 13 do mesmo Decreto Estadual c/c a Portaria SEE nº 2508, de 11/08/2020).
Por isso, ao Município de Águas Belas foi recomendado que atue de maneira proativa na fiscalização de eventos sociais proibidos. De acordo com a recomendação conjunta, a magnitude e a divulgação de determinados eventos a ocorrerem no município patenteiam o prévio conhecimento dos órgãos de fiscalização municipais.
Por sua vez, em atenção à Lei nº 14.021/2020, que dispõe sobre medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da COVID-19 nos territórios indígenas e cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas, foi recomendado à União, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DSEI/PE), e à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), de forma complementar, coordenada e integrada com o Município de Águas Belas, que, atentas ao referido evento em qualquer das datas, caso venha a realizar-se em desrespeito aos decretos sanitários vigentes, notifiquem as autoridades administrativas, policiais e o Ministério Público.
A recomendação conjunta, assinada pelo promotor de Justiça de Águas Belas, Eduardo Pimentel, e pelo procurador da República, Edson Cavalcante Júnior, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (16).
Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.