Suicídio é foco da Campanha Setembro Amarelo
O tema do suicídio ainda é um tabu na sociedade. Muitas pessoas acham que debater sobre esse mal que afeta milhões de pessoas pelo mundo pode justamente influenciar pessoas que estão lutando contra a depressão.
O fato é que segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) o suicídio no mundo leva mais de 1 milhão de pessoas a óbito. É uma das três principais causas de morte entre pessoas de 15 a 44 anos de idade. Isso sem contar as mortes que são decorrentes de sintomas de depressão, mas que no atestado de óbito aparece como acidente, afogamento, infarto entre outros.
Como enfrentar o suicídio
Uma maneira de enfrentar o suicídio é com campanhas como a Setembro Amarelo que promove debates e divulga informações para a população em geral. A maioria das pessoas têm sintomas de depressão e não conseguem reconhecer em si mesmas os problemas.
Muitos problemas psicológicos decorrem de problemas internos: mágoas, traumas, estresse, situações que desequilibram o emocional. Por isso, quem quer saber como sair da depressão, a dica é procurar ajuda em clínicas especializadas.
Sintomas da depressão
*Negatividade, a pessoa fica sempre se inferiorizando;
*Tristeza duradoura;
*Ansiedade;
*Angústia;
*Perda da libido;
*Vontade excessiva de comer ou ignorância total à necessidade de comer;
*Cansaço para fazer atividades simples;
*Vontade de morrer;
*Vontade de ficar sozinha/ reclusão de atividades sociais;
*Irritabilidade repentina.
*Insônia
*Apatia, acídia, desânimo.
A relação entre suicídio e depressão ocorre quando esses sintomas se tornam insuportáveis e a pessoa sente que não há alternativa se não a morte. É importante lembrar que é uma doença silenciosa. Pessoas próximas podem apresentar sinais e dicas e é nisso que devemos prestar atenção – para mostrar como tratar a depressão apresentando saídas alternativas.
O movimento Setembro Amarelo é conhecido no Brasil desde 2014, ano em que o CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) eABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) se organizaram para trazer o movimento que chama a atenção para a epidemia de suicídio em coincidência com a data 10 de Setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Onde buscar ajuda especializada para depressão?
A Apoio Clínica conta com uma equipe especializada de psicólogos e psiquiatras de Curitiba para ajudar no tratamento da sua depressão ou nos sintomas de suicídio de amigos e familiares.
Dessa forma contribuímos com um mundo com menos mortes em decorrência dessas doenças e apoiamos a Campanha Setembro Amarelo.
Apoio: Clínica e Laboratório Jaques
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.