segunda-feira, setembro 21, 2020

Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia divulga nota de repúdio ao uso das ruínas da Igreja Submersa para gravação de clipe musical



NOTA DE REPÚDIO 

O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, vem à público manifestar repúdio pelo uso das Ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus na realização de clipes de música e outros fins inadequados.

ÚNICO patrimônio arquitetônico histórico e cultural remanescente da antiga cidade de Petrolândia, a igreja semi submersa é o principal elemento da paisagem cultural do município. Em meio ao lago, representa um elo de ligação entre ao história passada e presente de um povo, assim, suas ruínas são um ponto comum identitário raro.

Além disso, seu valor histórico e a sua presença a embelezar a paisagem atraem turistas do mundo todo, daí sua importância também para a economia local.

O uso de som em volume exagerado, acesso de embarcações ao interior do prédio, explosões de fogos de artifícios e instalação de iluminação, podem colocar em risco a estrutura e acelerar o processo de destruição do que resta da Igreja.

Assim sendo, o IGH de Petrolândia não pode se calar ante a falta de respeito e cuidado com nossa história e nosso patrimônio.

À Câmara cobramos fiscalização, ao poder Executivo o cumprimento da Lei Orgânica do Município. Que se legalize urgentemente o tombamento desse patrimônio.

Ao povo de Petrolândia, conclamamos a zelar e vigiar.

IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia 

Paula Francinete Rubens de Menezes 
Presidente





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.