sexta-feira, julho 17, 2020

Petrolândia: O professor e o desafio do novo em tempo de pandemia - Por: Natália Maria da Conceição, Graduada em Letras pelo CESVASF


Por: Natália Maria da Conceição, Graduada em Letras pelo CESVASF, professora de Língua portuguesa e Língua inglesa na rede privada e municipal de ensino.

O professor e o desafio do novo em tempo de pandemia

O mundo se deparou com um vírus que transformou totalmente a nossa rotina. A Covid-19 gerou angústia, ansiedade, medo, incerteza do futuro e uma mudança no modo de viver de cada indivíduo. Estamos vivenciando um cenário repleto de desafios para a educação e para os professores em especial. O mundo, provavelmente, não será o mesmo. A educação e os professores também não.

Em primeira análise, é de fundamental importância salientar que não houve tempo de treinamento, os professores tiveram que usar todas as suas habilidades para fazer o melhor para seus alunos e iniciaram um método de ensino diferente da sua realidade sem ter noção do quão árduo seria. O professor precisou reinventar-se para se adaptar ao modelo de aulas remotas. O docente deixou de ensinar presencialmente, como de costume, para lecionar exclusivamente com ferramentas digitais. Passaram a gravar videoaulas e tornaram-se protagonistas de um novo cenário.

Em segundo plano, devemos frisar que o professor passou a trabalhar mais do que o estimado, dedicando-se horas e horas do seu dia a dia elaborando aula, produzindo vídeo e fazendo videoconferência para não deixar o seu aluno à toa em casa. Pode-se dizer que esse foi o maior desafio da sua trajetória profissional em função da mudança de rotina. Temos, então, profissionais da educação tão esgotados quanto profissionais da saúde que precisaram dobrar turnos para atender o público alvo.

É necessário ressaltar ainda, que temos um quadro de professores e alunos em um nível de sensibilidade altíssimo, pois a falta do contato físico tornou-se algo doloroso.

Por fim, ninguém tem a resposta para o que está acontecendo, por isso deve-se analisar qual é o melhor caminho para a nossa realidade. É verídico que haverá perdas e prejuízos, mas é importante enfatizar que estamos vivendo um tempo de total incerteza e os profissionais da educação devem focar em conectar-se consigo mesmo e com o que faz bem para quando a hora do retorno presencial chegar esteja com a saúde mental vigorosa para começar outro desafio.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Por: Natália Maria da Conceição, Graduada em Letras pelo CESVASF, professora de Língua portuguesa e Língua inglesa na rede privada e municipal de ensino.

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