Beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600, que usaram o aplicativo "Caixa Tem" para pagar boletos, relatam que o dinheiro está sumindo da conta sem que o pagamento seja concluído.
Pandemia, desemprego. A única fonte de renda é o auxílio emergencial de R$ 600.
A vida da técnica de enfermagem Joseane Santos Lima Marques já estava difícil e piorou. No dia 22 de maio, ela usou o aplicativo Caixa Tem, que dá acesso à conta eletrônica criada pela Caixa para depositar o benefício. Joseane tentou pagar uma fatura de cartão de crédito no valor de R$ 400. Ao terminar a transação, apareceu esta mensagem no aplicativo: "Desculpe, ocorreu um problema ao efetivar o pagamento do seu boleto”. O extrato mostra que os R$ 400 saíram da conta. Mas, segundo Joseane, a fatura do cartão de crédito continua aberta.
O aplicativo Caixa Tem funciona como o aplicativo de qualquer outro banco. Por ele, a pessoa que recebe o auxílio emergencial pode consultar saldo, extrato, fazer transferências e pagamentos.
O caso da Joseane não é único. Os relatos de pessoas que tentaram pagar boletos pelo Caixa Tem e que estão no prejuízo chegam de várias partes do Brasil. E para muita gente o dinheiro some e o que aparece depois é um constrangimento enorme.
A lavadora Alexandra Fonseca Cedro está no maior aperto. Um amigo, trabalhador rural, mora numa área sem internet. Pediu para ela acessar o Caixa Tem dele e pagar o boleto de um banco, no valor de R$ 400.
“Não gerou o comprovante, até hoje o valor não foi estornado e nem foi compensado o boleto”, conta.
Ela, que também está desempregada, disse que participa de um grupo de mensagens que tem mais de 250 pessoas na mesma situação. Ela tirou R$ 400 do próprio bolso para pagar o amigo.
“Eu conversei com ele, ele entendeu, só que, como era a minha responsabilidade, eu paguei para ele”, explica.
A prestação de contas da doméstica Géssica Alencar Faria, de Canarana, na Bahia é com a sogra. Ela pagou o boleto de um banco digital pelo Caixa Tem para dona Adijaci. A mensagem de erro no sistema também apareceu.
“Simplesmente sumiram os R$ 600. Eu voltei para o Caixa Tem e estava zerado”, conta.
Isso aconteceu 15 dias atrás. Até agora, nada de solução.
“Muito revoltada. Ninguém consegue dizer o que aconteceu com esse dinheiro”, lamenta.
A Caixa confirmou a falha. Afirmou que atingiu 0,1% dos boletos pagos no "Caixa Tem". Segundo o banco, a situação está resolvida e todos os clientes afetados vão ser ressarcidos.
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