O volume útil do Reservatório da Usina de Sobradinho (BA) atingiu 55,87% de sua capacidade no último dia 11 de março. O aumento, ocorrido também na usina de Três Marias (MG), onde o volume útil chegou a 95,86%, se deve ao alto índice de chuvas nos estados de Minas Gerais e Bahia que acarretou no aumento da vazão afluente do reservatório.
Considerando as previsões hidrológicas e as vazões no Rio São Francisco, as perspectivas de armazenamento para os reservatórios de Três Marias e Sobradinho no final do período úmido (30/04/2020), são 100% do volume útil e acima de 70%, respectivamente.
"O Reservatório de Sobradinho vem liberando vazões da ordem de 800 m³/s e mesmo com a melhora em seu nível de armazenamento, não há previsão, no momento, de aumento dos valores das vazões liberadas pelas usinas no Rio São Francisco operadas pela Chesf. A prioridade é executar a operação de forma coordenada, de modo a elevar os níveis dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica, com o objetivo de atender aos usos múltiplos da água", ressaltou João Henrique Franklin, Diretor de Operação da Chesf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.