Ao todo, segundo a FAB, as aeronaves trouxeram 34 passageiros - entre brasileiros e conjugues chineses - que estavam em Wuhan, epicentro do surto do coronavírus. Além deles, também viajou uma equipe de apoio com 24 membros (veja detalhes abaixo). O Ministério da Saúde ainda vai avaliar o quadro de cada um para saber se o grupo de suporte vai precisar ficar isolado.
Os passageiros desceram usando máscaras cirúrgicas e foram direto para um ônibus. Eles eram orientados por uma equipe usando macacões amarelos e máscaras de proteção.
Uma grupo com 50 militares faz a desinfecção dos equipamentos e veículos usados no transporte dos passageiros após o pouso.
Ao todo, foram 95 horas de voo desde que as equipes partiram de Brasília para buscar os brasileiros. Os aviões saíram de Wuhan na sexta-feira (7), fizeram paradas em Urumqi (China), Varsóvia (Polônia) e Las Palmas (Espanha). Já no Brasil, fizeram em Fortaleza uma última escala antes de pousar em Anápolis. As aeronaves chegaram por volta de 1h50 e partiram às 3h25 após reabastecimento. Cada um dos trechos da viagem tem aproximadamente 18,3 mil km.
Após o desembarque, um dos brasileiros repatriados fez postagens na rede social agradecendo a ajuda da FAB e também o acolhimento recebido. Em uma das publicações, ele se surpreende com os lanches deixados no quarto como um presente de boas-vindas.
Surto da doença
Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 812 mortes por coronavírus e 37.251 casos confirmados. No Brasil, são oito casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são do balanço divulgado às 13h30 deste sábado. Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.
Quarentena
O período de quarentena será cumprido na Base Aérea de Anápolis. Os hotéis de trânsito da unidade foram adaptados para recebê-los. No local, eles serão obrigados a usar máscaras quando estiverem fora dos quartos. Além disso, terão a saúde monitorada três vezes ao dia.
O que será oferecido aos repatriados na quarentena em Anápolis:
6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas)
Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares
Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos
Serviço religioso
Emergência odontológica
Apoio psicológico e pedagógico.
Os repatriados
Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:
4 chineses casados com brasileiros;
7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).
A tripulação das aeronaves é formada por:
14 médicos
8 tripulantes
2 jornalistas.
Seis estrangeiros que tiveram autorização do governo federal para embarcar desembarcaram na Polônia:
4 poloneses;
1 indiano;
1 chinês.
Por G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.