O Irã localizou as caixas-pretas e afirmou que não as enviará à Boeing, empresa sediada nos Estados Unidos. O clima de desconfiança recíproca se explica pelo contexto de animosidades dos últimos dias: semana passada, um drone comandado por norte-americanos matou um general iraniano; e em retaliação, a Guarda Revolucionária Iraniana ordenou ataques contra bases dos EUA no Iraque."Pode ser apenas coincidência, uma falha do piloto ou uma bomba a bordo", afirma o engenheiro aeronáutico e presidente da consultoria Vinci Aeronáutica, Shailon Ian, que já trabalhou com investigações de acidentes aeronáuticos no Brasil.
Entenda as hipóteses e o contexto histórico:
Para comandante, falha no motor é pouco provável Imagens que circulam na internet mostram o avião em chamas antes mesmo de cair — o que não caracterizaria falha no motor, conforme avaliação de Miguel Ângelo, diretor de segurança operacional da Aopa Brasil (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) e comandante de aviões comerciais. "Falha de motor não causa incêndio. Mesmo que o motor pegue fogo, basta cortar (desligar) que o fogo apaga. No limite, o material que sustenta o motor se desprende, e o motor cai sem alastrar o fogo para a asa", afirma. Ele também diz que se fosse falha no motor, a aeronave não cairia repentinamente. "Pode voar só com o outro motor", afirma.
Modelo é considerado seguro Após o acidente, a Ukraine International Airlines afirmou que os pilotos eram muito experientes. Até o momento, não há registros de que eles tenham enviado comunicado de emergência antes da queda. A empresa também afirmou que a aeronave que caiu era uma dos melhores de sua frota. O comandante Miguel Ângelo também avalia positivamente o modelo. "Estamos voando esse avião há mais de 20 anos e é comprovadamente seguro", afirmou ao UOL
Por UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.