Divulgação/Delano Santos
segunda-feira, julho 01, 2019
"Êta Petrolândia Amada": Homenagem do poeta João Bosco de Melo aos 110 de emancipação da cidade
ÊTA PETROLÂNDIA AMADA (Canta no ritmo da Asa Branca)
Petrolândia terra boa
Cheia de mulher bonita
Falar um pouco daquela amada
Que foi um marco na minha vida
No meu tempo de criança
No Grupo Velho eu estudei
Com muito esforço e esperança
Foi no Colégio que eu me formei
Lembro do rio São Francisco
Rico de tanta beleza
Aquele espelho muito bonito
Coisa mais linda por natureza
Seplag capacita beneficiárias do Programa Chapéu de Palha para expor produtos na FENEARTE
Fotos: Douglas Fagner/Seplag
Um dos eixos de atuação do Programa Chapéu de Palha durante o período de entressafra é a capacitação dos beneficiários com objetivo de inserção no mercado de trabalho, geração de nova renda, reforço alimentar e melhoria na qualidade de vida, combatendo pobreza no Estado de Pernambuco. Os artesãos do Chapéu de Palha aprenderam ou aperfeiçoaram os trabalhos manuais a partir de capacitação oferecida pelo programa, além de receber orientação para além da Fenearte – como forma de estimular o empreendedorismo individual com dicas sobre a disposição dos produtos nos pontos de venda, uso das redes sociais para alavancar o negócio etc.
Paulo Câmara inaugura obras de saúde e segurança hídrica no Sertão do Pajeú
Em comemoração ao aniversário de emancipação política de Afogados da Ingazeira, governador visitou o município e entregou obras (Foto: Hélia Scheppa/SEI)
O governador esteve acompanhado do senador Humberto Costa e do deputado federal João Campos e de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos - cujo nome batiza o centro - além de outras autoridades. Ele comentou a entrega do equipamento em meio a um momento de tantas dificuldades no cenário nacional. "Viemos ao Pajeú sabendo que vamos renovar as energias para continuar a trabalhar por um Pernambuco melhor, mais igual, que oferece serviços de qualidade à população. É isso que temos buscado fazer", afirmou.
Em coletiva, secretário executivo de Segurança Pública descarta anulação de concurso da Guarda Civil de Petrolina
Foto: Jonas Santos
Após a prisão em flagrante de cinco pessoas, por tentativa de fraude no concurso público da Guarda Civil Municipal de Petrolina, realizado no último domingo (30), a Polícia Civil e a Secretaria Executiva de Segurança Pública da Prefeitura de Petrolina, realizaram uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre as investigações. As prisões foram resultado da operação ‘test failed’, que começou ainda no mês de abril.
A coletiva contou com a participação da delegada seccional de Petrolina, Isabella Pessoa, do delegado responsável pela operação, Gregório Ribeiro, e do secretário executivo de Segurança Pública, José Silvestre. A delegada seccional abriu a coletiva informando sobre os resultados da operação. “Com a ação, Polícia Civil garantiu para a sociedade lisura e credibilidade ao concurso e atuou para expurgar qualquer irregularidade que pudesse acontecer, com a prisão em flagrante dessas pessoas”, avalia.
Petrolândia 110 anos: Homenagem de Luiz Antonio ao aniversário da cidade
Petrolândia me abraçou
Me aperto com muito gosto
E eu fiz muito esforço
Para me esquivar da cidade
Mas ela não quis me soltar
E eu sem nem muito olhar
Percebi a sua bondade.
Esta cidade simplória
De potencial reluzente
A mim se deu de presente
de outros tornou o ninho
A felicidade é voraz
É o São Francisco que traz
Para todos esse carinho.
Feliz aniversário Petrolândia.
(Luiz Antônio)
Bandeira amarela: luz fica mais cara a partir desta segunda-feira
A conta de luz está mais cara a partir desta segunda-feira (1º), por causa da bandeira tarifária utilizada como referência nas contas deste mês ser a amarela. Com a medida, as cobranças terão um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em comunicado divulgado na última sexta-feira (28).
O adicional retorna às contas após a autoridade reguladora ter definido bandeira verde em junho, situação em que não é cobrado acréscimo nas contas. No comunicado, a Aneel justificou a bandeira amarela pelo fato de julho ser um mês “típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país”.
“A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o da Bandeira Amarela”, justificou a agência.
Petrolândia/Sitio Mundo Novo: Antônio Nunes faria 100 anos neste domingo (30/06/2019)
Uma vida de luta e conquistas ao lado da esposa Expedita Jacobina Ramalho
Falar do centenário de nascimento de Antônio Nunes, celebrado neste domingo, 30 de junho de 2019, é um momento propício à reflexão sobre a vida de um homem de bem, que por várias décadas fixou residência no sítio Mundo Novo, zona rural de Petrolândia.
A data é comemorada pela família, em especial pela esposa Expedita Jacobino Ramalho, 96 anos, moradora da Quadra 05 de Petrolândia. Expedita Jacobino Ramalho é avó materna deste blogueiro e radialista Assis Ramalho.
Conheça a história do casal vivida em terras do sítio Mundo Novo, hoje ocupada por povos indígenas.
Antônio Nunes
Homem trabalhador, tinha criatório de cabras e gado, plantava feijão, melancia e muita mandioca. Também era marchante, matava boi para a feira de Barreiras, distrito de Petrolândia. Costumava dizer que a palavra de um homem mais que dinheiro valia. Antônio Nunes faleceu na Nova Petrolândia em 2001, vítima da doença de Chagas, aos 89 anos.
Expedita Jacobino Ramalho - uma vida de luta e conquistas ao lado do marido, no sítio Mundo Novo (Petrolândia).
Paraibana de Conceição do Piancó, Expedita Jacobino Ramalho cuidava da casa e na hora da colheita ajudava o marido Antônio Nunes, mas nunca precisou trabalhar de enxada. Levava comida para os trabalhadores e, aqui acolá, se juntava às mulheres para apanhar feijão quando a safra era farta. Antônio Nunes e Expedita Jacobina gostavam de ver o trabalho animado da casa de farinha. Era tanta mandioca que precisava chamar gente de fora para ajudar.
Paraibana de Conceição do Piancó, Expedita Jacobino Ramalho cuidava da casa e na hora da colheita ajudava o marido Antônio Nunes, mas nunca precisou trabalhar de enxada. Levava comida para os trabalhadores e, aqui acolá, se juntava às mulheres para apanhar feijão quando a safra era farta. Antônio Nunes e Expedita Jacobina gostavam de ver o trabalho animado da casa de farinha. Era tanta mandioca que precisava chamar gente de fora para ajudar.
As mulheres, normalmente eram as encarregadas de raspar a mandioca, que depois de raspadas eram colocadas na cevadeira, espécie de triturador, fazendo a massa cair em um grande cocho de madeira , que depois era levada para a prensa. Fazer a roda da prensa girar era coisa de homem, precisava ter força. A água que desprendia da massa era jogada fora. Era venenosa. Já a massa, agora livre da água, era peneirada e seguia para o forno, onde era mexida por braços de homem até torrar. Uma parte dessa massa, antes de ir ao forno, era novamente lavada e jogada dentro de uma pequena rede para coar. O caldo que dela escorria era aparado, da água decantada surgia a goma branquinha com a qual se fazia o tapioca e o beijú.
A única festa que o casal não perdia perdia era a de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu. Antonio Nunes levava carne de bode retalhada e ficavam por lá, pelo menos os últimos três da festa em casa de amigos. Religiosa, católica fervorosa, Expedita é integrante do Apostolado da Oração desde esse tempo. Muitas vezes o casal ia a pé assistir à missa do Sagrado Coração de Jesus em Tacaratu.
Os filhos foram crescendo e precisavam continuar a estudar, pois no sítio Mundo Novo só havia o primário. Antônio Nunes, que era marchante, matava boi para a feira de Barreiras, comprou casa lá e botou os filhos mais velhos para estudar. Anos depois teve que comprar casa em Petrolândia para que fizessem o segundo grau. Moraram na rua Gonçalves Dias, 126.Antônio Nunes e Expedita Jacobina continuavam no Mundo Novo. Agora, o que era bom ficou melhor. Energia, água encanada e muito mais gente morando por lá. Ao todo dezoito famílias.
Blog de Assis Ramalho
Papa anuncia que canonização de Irmã Dulce será em 13 de outubro
Durante o Consistório, o pontífice anunciou a canonização de cinco beatos. Além de Irmã Dulce, serão canonizados os beatos John Henry Newman, cardeal, fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra; Giuseppina Vannini (no século Giuditta Adelaide Agata), fundadora das Filhas de São Camilo; Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Margherita Bays, Virgem, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
Tacaratu: Vice-prefeito Washington será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta quarta (03/07/) na Web Rádio Petrolândia
Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h30, entre outros temas, ele vai falar sobre assuntos pertinentes ao município e fará avaliação do que se espera para as eleições de 2020.
Washington é um dos nomes cotados a ser indicado pelo atual prefeito José Gerson ( já no 2º mandato) para concorrer a prefeitura do município.
O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.
Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.
Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h30 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.
Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)
A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.
.
Redação do Blog de Assis Ramalho
O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.
Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.
Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h30 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.
Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)
A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.
.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Policial é morto e outro fica ferido durante troca de tiros em Santa Cruz do Capibaribe (PE)
André José da Silva foi atingido por diversos disparos e acabou não resistindo. Ele morreu antes mesmo de receber qualquer socorro médico. A polícia segue empenhada em capturar os envolvidos no assalto.
A cidade de Santa Cruz do Capibaribe vivenciou uma manhã de muita violência nesta segunda-feira (01). Na ocasião, criminosos teriam assaltado um supermercado e ao deixarem o estabelecimento comercial acabaram dando de cara com a polícia que fazia rondas na localidade.
Diante do cenário de confronto, ladrões e policiais trocaram tiros e dois agentes acabaram sendo baleados, sendo um deles identificado como André Silva, da ROCAM. André, devido aos disparos, acabou falecendo. O outro PM baleado, identificado como Sargento Moacir, foi socorrido para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local com diversos ferimentos.
O assalto ao supermercado havia ocorrido no bairro Dona Lica, mas foi na Malhada do Meio que ocorreu o confronto. Os criminosos fugiram tomando como destino a estrada que dá acesso à Barra de São Miguel, na Paraíba. Não foi confirmado que os criminosos tenham sido feridos pelos policiais.
O número de assaltantes envolvidos na ocorrência também é desconhecido até o presente momento. Na investida criminosa, os assaltantes se utilizavam de armas de grosso calibre e diversas munições foram usadas contra o policiamento. Pelas ruas onde o tiroteio aconteceu, foram localizados vários cartuchos de calibre 12.
Por Blog do Bruno Muniz
O número de assaltantes envolvidos na ocorrência também é desconhecido até o presente momento. Na investida criminosa, os assaltantes se utilizavam de armas de grosso calibre e diversas munições foram usadas contra o policiamento. Pelas ruas onde o tiroteio aconteceu, foram localizados vários cartuchos de calibre 12.
Operação Facheiro III erradica quase 27 mil pés de maconha em Orocó, no Sertão de PE
Polícia Incinera pés de maconha em Orocó — Foto: Divulgação/ 2ª CIPM
A Operação Facheiro lll prendeu no domingo (30) um homem por tráfico de drogas e erradicou três plantios de maconha, na Fazenda Riacho do Meio, na Zona Rural de Orocó, no Sertão de Pernambuco. A droga foi identificada após um levantamento prévio realizado pela Polícia Federal e as 2ª e 7ª Companhia Independente de Polícia Militar.
Foram incinerados 26.614 pés de maconha, 2.520 mudas da erva, 13 kg de maconha pronta para consumo e 3,88 kg de sementes. Também foram apreendidos dois celulares, uma balança de precisão e duas motos
Durante a operação, Genival Mendes da Silva foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Ele e todo material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro para serem tomadas as providências necessárias.
Este ano, 505 mil de pés de maconha já haviam sido erradicados na região com a realização das operações policiais: Facheiro I (234 mil) e Facheiro II (271 mil).
Foram incinerados 26.614 pés de maconha, 2.520 mudas da erva, 13 kg de maconha pronta para consumo e 3,88 kg de sementes. Também foram apreendidos dois celulares, uma balança de precisão e duas motos
Durante a operação, Genival Mendes da Silva foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Ele e todo material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro para serem tomadas as providências necessárias.
Este ano, 505 mil de pés de maconha já haviam sido erradicados na região com a realização das operações policiais: Facheiro I (234 mil) e Facheiro II (271 mil).
Por G1 Petrolina
Produtores do Vale do São Francisco já comemoram a retirada de impostos sobre exportações de frutas
O acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia, na última sexta-feira (28), criou a maior área de livre comércio do mundo. Juntos, os dois blocos movimentam U$ 17 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB). Reivindicação antiga dos produtores do Vale do São Francisco, a retirada de impostos sobre os produtos agrícolas permitirá, por exemplo, que a uva de mesa produzida na região entre na Europa com tarifa zero.
Os exportadores do São Francisco também terão maior acesso à União Europeia por meio de quotas – para açúcar e etanol –, além do reconhecimento de produtos brasileiros diferenciados, como o vinho. Em Petrolina (PE), onde recebeu os detalhes das negociações, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), Jailson Lira, destacou que o Vale vai se posicionar melhor no mercado internacional.
“Alguns países que concorrem conosco na mesma época de produção de frutas, como Estados Unidos, Chile, Peru e África do Sul, não têm a incidência de taxas da União Europeia. Então, esse acordo é histórico para nós porque coloca Petrolina e o Vale do São Francisco em pé de igualdade com esses competidores, uma vez que respondemos por 98% das exportações de uvas de mesa e 95% de mangas do país”, avalia o representante dos produtores do segmento que gera 100 mil empregos diretos e movimenta anualmente cerca de U$ 3,8 milhões.
Denominado como “Import Duty”, o imposto sobre importações da UE – que hoje varia entre 4% e 14% da fruta comercializada pela região do São Francisco – só será eliminado após aprovação do acordo por todos os parlamentos do bloco europeu. E, embora a previsão seja de que o processo leve dois anos, o setor agrícola do Vale já comemora. Segundo Jailson Lira, as exportações brasileiras de frutas movimentam hoje U$ 800 milhões, dos quais 60% em acordos comerciais com o bloco europeu com destaque para os mercados da Inglaterra, Holanda, Alemanha, Irlanda e Dinamarca.
“Consideramos esse acordo um avanço significativo no nosso caixa para os próximos anos. Com a mudança iremos pagar menos impostos e diminuir os custos com a produção”, afirma ele. De acordo com o Ministério da Economia e o Itamaraty, quando considerado os demais segmentos produtivos alcançados com o acordo para o Brasil, o saldo positivo é ainda maior, de U$ 125 bilhões em 15 anos.
A celebração do acordo elevou os ânimos dos fruticultores e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, que ressaltou o esforço político de ministros, senadores e deputados. “Estamos extremamente satisfeitos com essa possibilidade e somos gratos aos políticos que atuaram conosco, como o senador Fernando Bezerra Coelho; o deputado federal, Fernando Filho; o prefeito Miguel Coelho; que ainda recentemente trouxeram para a região o presidente da República e a ministra da Agricultura para uma conversa conosco, e essa [celebração do acordo] foi uma das solicitações mais firmes que fizemos”, conclui Lira.
CLAS Comunicação & Marketing
Petrolândia: Veja agenda de atendimento da semana da Clínica Mais Saúde; Confira e marque sua consulta
Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533
Confira abaixo as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!
Petrolândia: Poeta Tony Xavier presta homenagem aos 110 anos de emancipação política da cidade
Parabéns Petrolândia!
Por: Tony Xavier, o poeta do povo
Minha paixão não escondo
Se estou distante choro
Quero voltar pra os seus braços
Se for possível imploro
Ela pra mim é meu mundo,
É um amor tão profundo,
Petrolândia eu te adoro
110 anos de lutas
Vale lembrar seu passado,
Os seus primeiros caminhos
Pra sempre serão lembrados
O começo da história,
É gravado na memória,
Nos livros mais respeitados!
Belos momentos relembro,
E guardo com emoção
Desde á antiga cidade
Um drama, uma aflição.
Quando tive que sair,
Não pude assim resistir,
Sofreu o meu coração,
Lembranças incontroláveis
Ainda guardo no peito
Mesmo tentando esquecer
Impossível, não tem jeito.
Mas vou sempre aplaudir,
Petrolândia vai seguir,
Sempre tendo o meu respeito!
Parabéns á Petrolândia.
E á toda população;
Todos juntos sempre unidos,
Vencemos qualquer questão,
Á cidade é nosso abrigo,
Não vamos ser inimigos,
E sim, sermos bons irmãos!!!
Parabéns minha querida cidade de Petrolândia pelos seus 110 anos de emancipação política, tenho um imenso orgulho e respeito por todos aqueles que moram e chegam nesta maravilhosa e abençoada cidade, seja como visitantes ou como novos moradores. Abraços e feliz aniversário para todos nós!!!
Blog PF
Petrolândia: Missa de 7º dia de Sandra Paula Alves Vilarim Oliveira (PAULINHA) será nesta quarta (03), na Igreja da agrovila 01 do bloco 03, no Limão bravo
Avisamos que a missa de sétimo dia de Sandra Paula Alves Vilarim Oliveira (PAULINHA) será realizada nesta quarta-feira dia 03-07-2019 a partir das 19:00 na igreja da agrovila 01do bloco 03 Limão bravo. Desde já agradecemos a sua presença.
Informação: Família
Cinco pessoas são presas por tentativa de fraude no concurso da Guarda Civil de Petrolina
Concurso da Guarda Civil de Petrolina — Foto: Ascom / PMP
A prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, informou que cinco pessoas foram presas na tarde do domingo (30) suspeitas de tentar fraudar o concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM). As prisões foram realizadas através da operação ‘Test Failed’ da Polícia Civil, em parceria com a GCM. As investigações começaram em abril e apontaram o professor D. F. dos Santos como o suposto líder da fraude.
De acordo com a Polícia Civil, no decorrer das investigações foi identificado que algumas pessoas receberiam o gabarito da prova. O esquema funcionaria da seguinte forma: os candidatos enviariam fotos do exame e receberiam as respostas por mensagens de texto.
Outras três pessoas também foram conduzidas à delegacia, por serem flagradas com celulares durante revistas de rotina. Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, não houve vazamento da prova. “Não houve, em nenhum momento, vazamento da prova, nem de imagem da prova, nada disso. O que houve foi esse grupo que, entre eles, trocaram mensagens sobre as questões para obter do terceiro lá fora, a resposta, em apoio. Mesmo assim, eles foram detidos”, afirma o secretário, completando.
“Tivemos vários mecanismos de segurança e fizemos fiscalizações rigorosas para assegurar a integridade do concurso. Os envolvidos na tentativa da fraude foram imediatamente eliminados do certame e vão responder criminalmente na justiça”, afirma.
De acordo com a prefeitura, 15.162 candidatos se inscreveram para fazer as provas objetivas do concurso público da Guarda Civil Municipal de Petrolina. Eles estão concorrendo a 80 vagas, sendo 38 para ampla concorrência, duas para pessoas com deficiência e 40 de cadastro reserva.
A prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, informou que cinco pessoas foram presas na tarde do domingo (30) suspeitas de tentar fraudar o concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM). As prisões foram realizadas através da operação ‘Test Failed’ da Polícia Civil, em parceria com a GCM. As investigações começaram em abril e apontaram o professor D. F. dos Santos como o suposto líder da fraude.
De acordo com a Polícia Civil, no decorrer das investigações foi identificado que algumas pessoas receberiam o gabarito da prova. O esquema funcionaria da seguinte forma: os candidatos enviariam fotos do exame e receberiam as respostas por mensagens de texto.
Outras três pessoas também foram conduzidas à delegacia, por serem flagradas com celulares durante revistas de rotina. Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, não houve vazamento da prova. “Não houve, em nenhum momento, vazamento da prova, nem de imagem da prova, nada disso. O que houve foi esse grupo que, entre eles, trocaram mensagens sobre as questões para obter do terceiro lá fora, a resposta, em apoio. Mesmo assim, eles foram detidos”, afirma o secretário, completando.
“Tivemos vários mecanismos de segurança e fizemos fiscalizações rigorosas para assegurar a integridade do concurso. Os envolvidos na tentativa da fraude foram imediatamente eliminados do certame e vão responder criminalmente na justiça”, afirma.
De acordo com a prefeitura, 15.162 candidatos se inscreveram para fazer as provas objetivas do concurso público da Guarda Civil Municipal de Petrolina. Eles estão concorrendo a 80 vagas, sendo 38 para ampla concorrência, duas para pessoas com deficiência e 40 de cadastro reserva.
Por G1 Petrolina
Corpo de homem é encontrado em açude na Zona Rural de Cabrobó, PE
Hospital Municipal de Cabrobó — Foto: Ascom/ Prefeitura de Cabrobó
O Corpo de um homem de 44 anos foi encontrado na noite de domingo (30) em um açude na Zona Rural de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, José Almir Batista da Silva, morador da Fazenda Santana, foi tomar banho pela manhã no açude e teria se afogado.
O Hospital Municipal de Cabrobó recebeu o corpo e emitiu o atestado de óbito.
O Corpo de um homem de 44 anos foi encontrado na noite de domingo (30) em um açude na Zona Rural de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, José Almir Batista da Silva, morador da Fazenda Santana, foi tomar banho pela manhã no açude e teria se afogado.
O Hospital Municipal de Cabrobó recebeu o corpo e emitiu o atestado de óbito.
Por G1 Petrolina
Petrolândia 110 anos: Entrevista com a prefeita Janielma Souza
A prefeita Janielma Souza, foi entrevistada por Assis Ramalho, nesse domingo (30), em reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia na série de entrevistas com ex-gestores, em comemoração aos 110 anos de emancipação política de Petrolândia, comemorados nesta segunda-feira, 1º de julho de 2019. Jane é a primeira mulher a se tornar prefeita da cidade, localizada no Sertão de Pernambuco.
Em 2012, no último dia permitido para as convenções partidárias, depois de longo suspense quanto ao candidato a vice-prefeito na chapa em que Lourival Simões disputaria a reeleição, entraram na Câmara Municipal as famílias de Lourival e a de Dr. Marcos. As expectativas recaíam sobre o vereador Fabiano Marques, porém, o nome indicado foi o de Jane. Após o mandato de vice-prefeita, na eleição seguinte Jane foi novamente companheira de chapa do candidato a prefeito. Eleito em 2016, Ricardo Rodolfo renunciou em agosto do ano seguinte. O desafio da primeira prefeita de Petrolândia tem sido, desde então, administrar o município com os cofres esvaziados pela crise. Apesar disso, a prefeita não pensa em desistir de concorrer à reeleição em 2020.
Na conversa com Assis Ramalho, apesar de a entrevista focar na comemoração do aniversário da cidade, Jane avalia a gestão realizada por ela e diz que pretende dar continuidade ao seu governo, com a disputada pela reeleição. Segundo a prefeita, há projetos em andamento cujos resultados serão obtidos dentro de anos. Jane ainda elenca problemas críticos que a gestão municipal tem enfrentado. A prefeita encerra a entrevista com declaração de amor à cidade.
Natural de Monteiro, na Paraíba, a enfermeira começou a trabalhar em Petrolândia, durante mandato do médico e ex-prefeito Dr. Francisco Simões de Lima. No município, Jane também assumiu cargos de gestão, como a Secretaria de Saúde. Casada com o médico Dr. Antonio Marcos (Marquinhos), Jane é ex-primeira dama de Petrolândia. Atualmente, os papéis se inverteram. Coincidentemente, Dr. Marcos e Jane se tornaram prefeito e prefeita após serem eleitos como vices. Dr. Marcos tomou posse com o falecimento de Dr. Simões. Jane foi empossada após renúncia do titular eleito, Ricardo Rodolfo.
Veja abaixo, vídeo da entrevista
Clique abaixo e leia também
>Petrolândia 110 anos: Ex-prefeito Amadeu Souza é entrevistado por Assis Ramalho, em série especial
>Petrolândia 110 anos: Entrevista com o ex-prefeito Dr. Antônio Marcos "Marquinhos"
>Petrolândia 110 anos: Entrevista com o ex-prefeito Lourival Simões Por Assis Ramalho
Redação do Blog de Assis Ramalho
110 anos. Parabéns Petrolândia, cidade que amamos!
Nesta segunda-feira, 1° de julho de 2019, a cidade de Petrolândia, localizada no Sertão de Pernambuco, completa os seus 110 anos de Emancipação Política. O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia felicitam Petrolândia, a cidade que amamos. Veja abaixo um pouco da história de Petrolândia.
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.
Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.
Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.
A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.
O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região, inclusive tendo recebido o título de Capital Pernambucana de Coconicultura (produção de coco), no que confere a ementa da Lei Ordinária Nº 571/2011 aprovada Pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Fotos da velha cidade: Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Fotos da nova Petrolândia: Pablo Silva
Colisão entre motocicletas deixa saldo de um morto e dois feridos na PE-418, em Serra Talhada
O Farol apurou que o Corpo de Bombeiros agiu rápido no socorro aos acidentados, e ao chegar no local, os bombeiros retiraram as vitimas que estavam jogadas na caatinga. Uma delas, de 25 anos, fraturou a tíbia e a fíbula. A outra, de 26, teve ferimentos mais graves com o antebraço esquerdo dilacerado. Os dois jovens residem no distrito de Água Branca, zona rural de Serra Talhada.
Em conversa com o Farol, o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) informou que o jovem de 26 anos seria transferido para o Recife.
Por Faro de Notícias
Petrolândia 110 anos: Entrevista com o ex-prefeito Lourival Simões
Na tarde da última sexta-feira (28), a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia realizou entrevista com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolândia Lourival Simões. A entrevista faz parte da série dedicada aos 110 anos do município que comemora 110 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 1º de julho.
Deputado estadual eleito em 2002 e reeleito no pleito seguinte, Lourival Simões renunciou aos dois anos finais do segundo mandato para assumir o cargo de prefeito de Petrolândia, eleito em 2008 como sucessor de Dr. Antonio Marcos de Souza (Marquinhos) e também do próprio pai, Dr. Francisco Simões de Lima, falecido no final de 2003, quando ocupava o cargo de prefeito da mesma cidade, em terceiro mandato. Em 2012, Lourival Simões concorreu a reeleição. Sob clima de expectativa e suspense, o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por ele foi conhecido pelo público apenas na abertura da convenção do partido, realizada na Câmara Municipal. A enfermeira e ex-secretária de Saúde do município, Janielma Souza, esposa do ex-prefeito Marquinhos, foi a escolhida. Ela é a atual prefeita de Petrolândia.
Na conversa com Assis Ramalho, Lourival Simões comentou sua trajetória como administrador de Petrolândia, de 2009 a 2016. O ex-gestor também compara os dois mandatos, o primeiro marcado por investimentos no município e o segundo realizado já sob o efeito da redução dos repasses federais.
Sobre as eleições de 2020, embora considere prematuro tratar o tema, Lourival diz que a vez é de Jane. Perguntado se aceitaria disputar mais um mandato na prefeitura, o ex-gestor afirma que seu nome estará à disposição nas próximas eleições, mas é a prefeita quem vai decidir se concorrerá a um novo mandato ou apoiará um novo candidato.
A gravação da entrevista foi feita na Orla Fluvial de Petrolândia. O vento forte, prenúncio de chuvas, foi captado no áudio.
x
Assinar:
Postagens (Atom)