Aumentou para sete o número de mortos após as chuvas no Grande Recife na quinta-feira (13). Cinco corpos foram retirados do local onde uma barreira deslizou sobre quatro casas em Camaragibe. As outras duas mortes foram de uma mulher que estava em um carro que afundou em um túnel inundado no Pina, na Zona Sul da capital, e de uma adolescente após a queda de uma barreira em Jaboatão dos Guararapes.
As chuvas também causaram transtornos como alagamentos de vias em várias cidades da Região Metropolitana do Recife, que deixaram ilhados moradores da Zona Sul do Recife, além de quedas de árvores e transbordamentos de canais na capital, desvios e cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.
Mortes em Camaragibe
Por volta das 11h da quinta (13), uma barreira caiu na Segunda Travessa Bom Jesus, em Camaragibe, sobre casas, que ficaram totalmente destruídas. De acordo com a prefeitura, uma delas estava em fase de construção e outras duas moradias ficaram danificadas.
Após o corpo de um homem ter sido retirado do local na tarde da quinta-feira, bombeiros retiraram os corpos de uma mulher, uma criança e um bebê na madrugada e o corpo de um garoto foi encontrado na manhã desta sexta (14). Um adolescente e uma criança estão desaparecidos, segundo a corporação.
Veja quem são os mortos
Edvaldo Ferreira da Silva Filho, de 23 anos
Edilene da Conceição, de 30 anos
Cauã Ricardo da Silva, de 8 anos
Bebê de 11 meses de nome não divulgado
Criança de 3 anos de nome não divulgado
Veja quem está desaparecido
Ítalo Wengel de Souza, de 14 anos
Lucas Ricardo da Silva, de 6 anos
Uma mulher foi resgatada com vida na quinta (13). Larissa Lafayete, de 20 anos, foi levada para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Centro do Recife. O G1 tenta contato com a unidade de saúde para saber o quadro clínico dela.
O comandante Cunha, do Corpo de Bombeiros, conta como tem sido feito o trabalho no local do deslizamento. "É um trabalho delicado. Se começar uma nova chuva, temos que parar. É uma escavação lenta, com cuidado, preservando as pessoas que podem estar ali. Somos 22 homens operando nesse momento, além de cães farejadores", afirma.
Além dos bombeiros e da Defesa Civil, participaram das operações a Guarda Municipal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Por causa de risco de novos acidentes, a área foi isolada.
Por meio de nota, a prefeitura de Camaragibe informou que o fato ocorreu em uma área de risco, que já era acompanhada pelas equipes da Defesa Civil. O órgão segue de prontidão nos telefones (81) 2129-9564 e 98723-1025 (WhatsApp) para atendimento de emergências.
Morte no Recife
Uma mulher de 34 anos morreu depois que o carro em que ela estava entrou em um túnel inundado pela chuva e afundou no bairro do Pina, na noite da quinta (13). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi identificada como Mirelle Paula da Silva. (Veja vídeo acima)
Ainda de acordo com os bombeiros, a morte no túnel localizado no fim da Via Mangue, no Pina, ocorreu por volta das 20h30. A corporação informou que Mirelle e duas mulheres não identificadas estavam em um veículo que entrou no túnel inundado.
A corporação disse, ainda, que duas ocupantes conseguiram sair do carro, mas Mirelle não sabia nadar e morreu. Uma equipe de resgate foi acionada e chegou ao local às 20h59.
Morte em Jaboatão
Uma adolescente de 17 anos morreu e quatro pessoas da mesma família ficaram feridas após um deslizamento de barreira, na quinta-feira (13), em Jardim Monteverde, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A jovem foi identificada como Maria Gabriela de Souza. (Veja vídeo acima)
Segundo a prefeitura de Jaboatão, a barreira atingiu a casa onde estavam uma mulher e quatro filhos. Maria Gabriela foi socorrida por moradores da área e chegou sem vida à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Os nomes da mãe dela e dos irmãos não foram divulgados.
A unidade de saúde informou que a mãe de Maria Gabriela, que quebrou uma perna, e dois irmãos, de 7 e 13 anos, estão em observação. O outro garoto, de 12 anos, seguiu para o Hospital da Restauração.
Por Mônica Silveira, TV Globo