domingo, outubro 13, 2019

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 13/10/2019


Neste domingo, 13 de outubro de 2019, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas nas águas do rio São Francisco.

Veja abaixo fotos e História do Cais Dom Pedro II e da Estação do Trem.

Cais Dom Pedro II



Cais Dom Pedro II, em foto publicada em 1958.


O famoso e saudoso 'Paredão' do Cais Dom Pedro II

O famoso e saudoso 'Pontão' ao lado do Cais Dom Pedro II


História da Estação do Trem e do Cais Dom Pedro II  -  Na foto acima a Estação de Petrolândia em 1959, com um trem de composição de carga que acompanhava na época as duas viagens semanais do trem misto que ligava Petrolândia a Piranhas, em Alagoas, pela margem esquerda do rio, tentativa do tempo do Império de ligação do sistema fluvial do rio São Francisco com o mar, já que não se poderia utilizar o curso d'água na área das cachoeiras de Itaparica e Paulo Afonso e do profundo canyon que vai até perto daquela cidade alagoana (Folha da Manhã, 5/7/1959). 

Por trás à estação estava o cais onde atracariam as embarcações a vapor para a integração "ferrovia-hidrovia". Havia também um barracão que servia como garagem para as locomotivas, carros e vagões. Em fins de 1964, a estação e a cidade que então existia eram relatadas assim em uma reportagem da época: "Petrolândia foi uma das primeiras cidades ribeirinhas a receber a energia de Paulo Afonso. Mas essa energia não representou para Petrolândia o mesmo motivo de progresso que foi para outras cidades do vale. 

A estação de Jatobá foi inaugurada em 1883, como ponta de linha da E. F. Paulo Afonso, condição que manteve durante toda a vida ativa da ferrovia. Chamou-se, por algum tempo, Itaparica, e finalmente Petrolândia. Foi demolida pela CHESF juntamente com toda a cidade de Petrolândia, meses antes do enchimento do reservatório de Itaparica, em fevereiro de 1988.

Veja abaixo um pouco da história de Petrolândia, e fotos da Nova cidade

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.
Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.

Nova Petrolândia: Fotos: Pablo Silva
 


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos da Velha Petrolândia - Arquivo/José Torres - Petrolândia ontem, hoje e sempre
Fotos da Nova Petrolândia: Pablo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.