domingo, outubro 20, 2019

Floresta-PE: Ipês coloridos dão cores e alegram a primavera na cidade dos tamarindos




  
 Centro da cidade de Floresta-PE

A cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, está ainda mais bela com a exuberância das árvores coloridas localizadas no centro da cidade dos tamarindos.

Ipês amarelos, mais conhecidos na região como caraibeiras ou craibeiras, estão floridos. O cenário característico do auge da primavera que começou em setembro, ainda é destaque em outubro. Diariamente o espetáculo da natureza atrai os olhares de quem passa por perto.

A florada do ipê mostra seu estágio de metabolismo, ou seja, a fase natural de crescimento, de amadurecimento e de reprodução. A época de florescimento sempre ocorre na primavera, mas quanto mais seco for o clima, mais exuberantes elas ficam.

Veja abaixo artigo de Péricles Ferraz sobra a exuberância das árvores coloridas em Floresta-PE

Aqui em Floresta está muito quente!
Não deixe de fazer esse programão sazonal-anual, uma chance a cada primavera! Pega aquele tubo de protetor solar anti UV 250 fps e sái de casa pra ver a planta incrível, genuinamente nossa, nativa, que dá um espetáculo em poucos dias e de graça pra gente.
De preferência, vá ao meio dia quando o sol tá bem em cima das nossas cabeças, na maior luminosidade da rotação. A luz intensa dá mais cor aos objetos. Nós temos sorte nisso. E é nessa hora que contrasta o azul do céu com o amarelo-cuscuz - como disse meu amigo Pipipã Valdemir em conversa sobre a cor da planta nessa época - da flores.
Escolha qual ponto você prefere fotografar: zona rural, urbana, dentro da cidade, como o parque, o cemitério... Páre, fotografe, exponha! Mostre as coisas que a gente tem de maior valor! A caraibeira ou craibeira (Tabebuia Caraiba / carayba-lenho forte e duro, tão procurado para construção de móveis, aqui no sertão) tem muito valor paisagístico e ecológico que muda drasticamente o cenário!
Já vi várias espécies se beneficiando, incluindo o homem! Já vi codornizes se lambuzando nas flores que caem no chão! Até o bode “faz acampamento prolongado” embaixo da planta esperando essa iguaria cair do céu! Na próxima etapa, as caraibeiras (assim como a pessoa sertaneja que vos fala gosta de chamar) continuarão fazendo sua contribuição ecológica dispersando sementes aladas para sua reprodução e fornecendo alimento para vários animais. É o caviar dos papagaios.
É realmente intrigante essa cena.
Eu acho até uma paisagem muito antagônica, esse sol escomunal em cima dessas pétalas tão delicadas que resistem.

Por Péricles Ferraz
Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.