Imagem da Nova Petrolândia
Imagem da velha Petrolândia
Toda cidade precisa e quer guardar a sua memória. Quem nasceu na Nova Petrolândia é “novopetrolandense”. Carrega consigo o gentílico que tem alusão à cidade de Pedro II ( O magnânimo), imperador do Brasil que visitou a região em 1877 e que participou diretamente do desenvolvimento daquela cidade, pois ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava o alto e baixo São Francisco, economicamente. Talvez a única associação que temos da cidade inundada para esta, é o nome Petrolândia.
Existe outra Petrolândia (localizada em Santa Catarina) que recebeu este nome devido à aproximação da Petrobrás em sua localidade, não tendo, portanto, uma obrigação histórica para com o imperador.
A antiga cidade foi formada por forasteiros que colonizaram a região no século XVIII, e esta nova cidade banhada pelo lago de Itaparica é formada por pessoas vindas de várias cidades do país, como São Paulo, Paulo Afonso, Recife, Floresta, Petrolândia (antiga), Serra Talhada, entre outras. Uma cidade antiga e a nova formada por pessoas de vários lugares deve pelo menos preservar a história da origem do nome que as unificam.
Acredito que algum vereador da Nova Petrolândia ao ler este artigo fará um projeto de lei com este intuito e em algum momento a implantação do busto deste herói nacional , pois consolidou a unificação do país e venceu três conflitos internacionais.
Por Roberto Oliveira
Fotos: Divulgação/internet
Veja abaixo um pouco da história e o tamanho da importância de Dom Pedro II para o município de Petrolândia, em artigo publicado no Blog de Assis Ramalho no domingo, 13 de outubro de 2019
Neste domingo, 13 de outubro de 2019, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas nas águas do rio São Francisco.
Veja abaixo fotos e História do Cais Dom Pedro II e da Estação do Trem.
História da Estação do Trem e do Cais Dom Pedro II - Na foto acima a Estação de Petrolândia em 1959, com um trem de composição de carga que acompanhava na época as duas viagens semanais do trem misto que ligava Petrolândia a Piranhas, em Alagoas, pela margem esquerda do rio, tentativa do tempo do Império de ligação do sistema fluvial do rio São Francisco com o mar, já que não se poderia utilizar o curso d'água na área das cachoeiras de Itaparica e Paulo Afonso e do profundo canyon que vai até perto daquela cidade alagoana.
Por trás à estação estava o cais onde atracariam as embarcações a vapor para a integração "ferrovia-hidrovia". Havia também um barracão que servia como garagem para as locomotivas, carros e vagões. Em fins de 1964, a estação e a cidade que então existia eram relatadas assim em uma reportagem da época: "Petrolândia foi uma das primeiras cidades ribeirinhas a receber a energia de Paulo Afonso. Mas essa energia não representou para Petrolândia o mesmo motivo de progresso que foi para outras cidades do vale.
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.
Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.
Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.
A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos da Velha Petrolândia - Arquivo/José Torres - Petrolândia ontem, hoje e sempre
Fotos da Nova Petrolândia: Pablo Silva
Fotos: Divulgação/internet
Veja abaixo um pouco da história e o tamanho da importância de Dom Pedro II para o município de Petrolândia, em artigo publicado no Blog de Assis Ramalho no domingo, 13 de outubro de 2019
Veja abaixo fotos e História do Cais Dom Pedro II e da Estação do Trem.
Cais Dom Pedro II
Cais Dom Pedro II, em foto publicada em 1958.
O famoso e saudoso 'Paredão' do Cais Dom Pedro II
O famoso e saudoso 'Pontão' ao lado do Cais Dom Pedro II
Por trás à estação estava o cais onde atracariam as embarcações a vapor para a integração "ferrovia-hidrovia". Havia também um barracão que servia como garagem para as locomotivas, carros e vagões. Em fins de 1964, a estação e a cidade que então existia eram relatadas assim em uma reportagem da época: "Petrolândia foi uma das primeiras cidades ribeirinhas a receber a energia de Paulo Afonso. Mas essa energia não representou para Petrolândia o mesmo motivo de progresso que foi para outras cidades do vale.
A estação de Jatobá foi inaugurada em 1883, como ponta de linha da E. F. Paulo Afonso, condição que manteve durante toda a vida ativa da ferrovia. Chamou-se, por algum tempo, Itaparica, e finalmente Petrolândia. Foi demolida pela CHESF juntamente com toda a cidade de Petrolândia, meses antes do enchimento do reservatório de Itaparica, em fevereiro de 1988.
Veja abaixo um pouco da história de Petrolândia, e fotos da Nova cidade
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.
Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.
Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.
A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.
Nova Petrolândia: Fotos: Pablo Silva
Fotos da Velha Petrolândia - Arquivo/José Torres - Petrolândia ontem, hoje e sempre
Fotos da Nova Petrolândia: Pablo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.