Em Petrolina, governador promoveu nova rodada de diálogo entre os cidadãos e o Governo, que estará em Araripina e Salgueiro ainda esta semana (Fotos: Hélia Scheppa/SEI)
O governador explicou a importância do Todos por Pernambuco como instrumento de construção coletiva e prioritária para o planejamento da gestão. “É um momento importante, este aqui em Petrolina, para discutir o futuro. Temos feito isso a cada primeiro ano da gestão. Fizemos em 2015 e estamos fazendo em 2019. É um planejamento que precisa ser feito em todas as áreas. Tudo isso vai ser discutido de acordo com as demandas da população e, ao mesmo tempo, vamos nos programar e nos planejar para o futuro, que é desafiador, diante da crise pela qual o País passa. Aqui em Pernambuco temos que trabalhar, como estamos fazendo, e avançar em todas as áreas”, assegurou o governador, anunciando que no primeiro balanço do seminário em Petrolina já haviam sido apresentadas 338 propostas e 89 vídeos.
Acompanhado de todo o seu secretariado e de deputados estaduais e federais, Paulo Câmara também discorreu sobre as ações realizadas em outras regiões do Estado, que precisam continuar. “Nós temos obras em estradas que já estamos fazendo, com o Caminhos por Pernambuco, e outras que ainda precisam ser iniciadas. Temos o objetivo de continuar fazendo da educação pública de Pernambuco uma referência no país, e também o de continuar diminuindo o número de homicídios, como já estamos fazendo em todo o Estado. E aqui em Petrolina não é diferente. Vamos melhorar os serviços básicos, seja de Saúde, seja na área rural. Essas ações precisam de um esforço coletivo”, afirmou.
Dando continuidade à série de ações desenvolvidas para a população desta região, Paulo Câmara autorizou a elaboração do projeto executivo de implantação da Rodovia PE-630, com uma extensão de 148 km. Essa estrada, com valor estimado em mais de R$ 5 milhões, vai contemplar os municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena e Trindade. Além disso, o governador autorizou também a contratação dos serviços de restauração da PE-635, no trecho entre Afrânio e Dormentes, uma extensão de 33 km, com investimento de R$ 30 milhões, e deu autorização para a elaboração do plano de execução de construção do Centro Comunitário da Paz (Compaz), na cidade de Petrolina.
Pouco antes da inauguração, o governador visitou a horta comunitária da escola. A implantação de hortas orgânicas nos espaços públicos do Estado tem o objetivo de contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), além de trabalhar questões como a inclusão social, educação ambiental, resgate do saber popular e economia solidária. O Programa Horta em Todo Canto foi criado por Paulo Câmara em 2017, para estimular a implantação de hortas orgânicas.
TRABALHO CONJUNTO - O Seminário Todos por Pernambuco, criado em 2007, é realizado por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O secretário da pasta, Alexandre Rebêlo, apresentou aos presentes os resultados positivos do Governo Estadual em áreas prioritárias, como a segurança e a educação.
“O bom desempenho da nossa Educação, por exemplo, é fruto do trabalho do Governo do Estado, dos professores, dos estudantes, da comunidade escolar que, ao longo desses últimos 12 anos, construíram uma educação em tempo integral em todo o País. E isso é uma escolha. Nesse ambiente que a gente vive, é necessário fazer escolhas por aquilo que constrói o futuro. Quando a gente olha para os números, só aqui no sertão do São Francisco já são 18 escolas em tempo integral, mais da metade dos estudantes tem a oportunidade de escolher e de estudar no tempo integral. Então você tem que fazer a escolha, e o Governo de Pernambuco escolheu apoiar a educação”, observou Rebêlo.
Nesta 4ª edição do seminário, a grande novidade é a possibilidade da participação digital da população. O site www.participa.pe.gov.br está no ar desde julho. De qualquer lugar do Estado, os cidadãos podem enviar sua proposta ou apoiar alguma sugestão já cadastrada. Na ilha de propostas, montada no evento, Rafael Leal, de 23 anos, participou da iniciativa, deixando na plataforma digital a sua quinta proposta, segundo ele, a mais importante, sobre infraestrutura.
“Sou da área rural, do projeto Senador Nilo Coelho N8, e somos prejudicados pela área do asfalto da integração, porque é muito buraco e ocorrem muitos acidentes. Estou incentivando levar infraestrutura para a integração de todos os núcleos”, explicou o estudante, que participa do projeto Mais Educação, dando aulas de Educação Física em uma escola estadual, e sonha em fazer faculdade nessa área. O Todos por Pernambuco terá seminários em Araripina, Sertão do Araripe, na quinta (22), e em Salgueiro, no Sertão Central, na sexta (23).
SEI-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.