quinta-feira, agosto 08, 2019

Fiscalização do Ipem-PE flagra loja vendendo colchões sem selo do Inmetro


Colchões fora dos padrões exigidos pelo Inmetro podem causar prejuízo e problemas para a saúde do consumidor (Foto: Ipem-PE)

Uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizada na quarta-feira (07) identificou colchões sendo comercializados fora dos padrões de qualidade exigidos pelo Inmetro. Uma loja no bairro de afogados foi fiscalizada e foram encontrados 68 colchões de espuma de poliuretano, colchonetes e colchões de mola que não atendiam as especificações exigidas pelo Inmetro. Os produtos foram interditados.

“A fiscalização teve como objetivo identificar se os fabricantes estão fornecendo ao mercado produtos já de acordo com a com a certificação obrigatória que garante que os colchões passaram por testes de qualidade, resistência e conforto, além de apresentarem todas as informações necessárias para o consumidor”, explica o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins.

O consumidor precisa ficar atento na hora de escolher e comprar um colchão. Para isso, é importante observar se nos colchões e colchonetes existe a etiqueta fixada de forma permanente ao revestimento, constando as seguintes informações: nome e CNPJ do fabricante ou importador; marca e modelo do produto; dimensões do produto (altura, comprimento e largura); composição qualitativa dos componentes do colchão; classificação do produto (simples ou composto); tipo(s) de espuma(s) utilizado(s), exceto a do revestimento; densidade nominal; para colchão composto, indicar as densidades nominais das lâminas e suas espessuras, exceto a do revestimento; composição têxtil do revestimento (tecido, espuma e outros materiais); data de fabricação (mês e ano); país de fabricação; cuidados mínimos para conservação do produto.

Caso o colchão não traga o selo de certificação do Inmetro o melhor é não adquirir o produto, pois colchões fora dos padrões de qualidade podem causar prejuízo e problemas para a saúde, como dor na região lombar e fadiga. Os consumidores também podem fazer denúncias e reclamações junto à Ouvidoria do IPEM-PE, pelo telefone 0800 081 1526, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pe.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.