quinta-feira, julho 25, 2019

Matadouro e açougue de Itacuruba são interditados em ação da FPI/PE

Foto: FPI/PE
O matadouro e o açougue público do município de Itacuruba, distante cerca de 467 quilômetros do Recife, foram interditados nesta quarta-feira (24), durante uma operação da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE). Os equipamentos apresentavam vários problemas na infraestrutura, precariedade nas instalações elétricas, deficiências higiênico-sanitárias, ausência de instrumentos e falta de registro nos órgãos competentes.

Em vistoria na área do açougue, os técnicos da FPI observaram que carnes, pescados e derivados – que necessitam de refrigeração – eram comercializados sem expositor e proteção contra moscas e poeira. As mesas e os balcões também não possuíam impermeabilização nem seguiam a padronização necessária exigida. Ainda foi contatado que os permissionários não faziam uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dispunham de ferramentas proibidas em lei para o manuseio de produtos.

Já no matadouro, havia uma série de falhas que comprometiam o bem-estar animal, como a falta de disponibilidade de água no local de espera para o abate, e a ausência de pistola pneumática. As condições higiênicas e sanitárias eram inadequadas para a realização da atividade, havia sujeira do telhado, azulejos quebrados na parede e falhas na limpeza dos ambientes. Além disso, foi observada a precariedade do sistema elétrico que colocava em risco a segurança de quem estava no local.

FPI – Sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), as entidades participantes do programa são: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; ONG Agendha; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Secretaria de Defesa Social (Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Criminalística e Corpo Bombeiros Militar); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Por MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.