quinta-feira, maio 02, 2019

Seminário de Educação da Medicina Veterinária debate burnout e outras síndromes laborais

Evento será nos dias 6 e 7 de maio, no Centro de Ensino Universitário de Brasília (Uniceub), e reunirá cerca de 150 participantes de todo o país

Temas como síndrome de burnout, estresse laboral e novas diretrizes curriculares para a Medicina Veterinária compõem a programação do XXIV Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária (Senemev), nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília. Com o tema Educação Veterinária de qualidade: uma construção conjunta, o evento abordará tópicos relacionados à saúde mental de docentes e estudantes, além da discussão de temas voltados à formação de futuros médicos-veterinários.

Programação do primeiro dia prioriza saúde mental

No primeiro dia, a agenda será predominantemente voltada à saúde mental do profissional. Os psicólogos Cloves Amorim e Claudia Menegatti, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) abordarão processos de autocuidado, resiliência e zelo, pelo desenvolvimento de competências socioemocionais desde a vida estudantil. Eles ministrarão palestras e uma oficina no Senemev.


A ideia é começar pelos fatores de risco e estratégias de prevenção, para depois debater a situação específica da saúde mental de médicos-veterinários, tanto no meio acadêmico quanto nas demais áreas de exercício profissional. “Conversei informalmente com alguns profissionais, para saber sobre as experiências mais estressantes do dia a dia. Abandono, maus-tratos e até abuso sexual são fontes constantes de estresse, bem como a escolha do tutor pela eutanásia”, comenta Amorim, que é especialista em Bioética e Cuidados Paliativos (Universidade Complutense de Madri) e desde 2000 pesquisa sobre a síndrome de burnout.

O psicólogo afirma que com autoconhecimento é possível identificar o sofrimento, que se mostra por meio de alterações físicas, cognitivas e fisiológicas, como mudanças de sono, apetite, irritabilidade e perda de libido. Prática regular de atividade física, reeducação alimentar, avaliar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas são meios de evitar excessos, bem como técnicas que ajudam no equilíbrio mental e bem-estar, a exemplo de relaxamento, ioga e mindfullness – estilo de meditação que busca um estado mental de controle da capacidade de se concentrar nas experiências e sensações do presente.

Amorim ressalta, ainda, a importância dos exames de rotina e da implementação de políticas de saúde do trabalhador nas empresas, bem como uma avaliação com psiquiatra, psicólogo, clínico-geral ou médico do trabalho para obter o diagnóstico correto. “A falta dessa avaliação pode gerar um grau de desespero, depressão e dependência química que podem desencadear o suicídio, que para o sujeito é a busca por alívio imediato”, alerta Amorim.

Acreditação dos cursos de graduação
O XXIV Senemev será realizado no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), na Asa Norte. São esperados cerca de 150 profissionais do todo o país, ligados à área de educação, entre docentes, coordenadores de curso e estudantes. O encontro é organizado pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV).

As diretrizes nacionais curriculares, o ensino a distância (EaD), os métodos ativos de ensino-aprendizagem e as alternativas ao uso de animais no ensino serão os temas do segundo dia do encontro, todo focado na discussão das pautas voltadas ao dia a dia da Educação da Medicina Veterinária.

Porém, ainda na abertura, haverá o lançamento do 3º Ciclo de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária. As instituições de ensino superior que oferecem o curso podem aderir, preenchendo formulário de inscrição e termo de compromisso de participação voluntária, além de cumprir os requisitos e enviar informações e documentos comprobatórios. A candidatura não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

“O selo de acreditação do CFMV é o reconhecimento formal da competência de programas de ensino de Medicina Veterinária de uma determinada instituição, para realizar as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos”, explica o presidente da CNEMV.

Serviço:
XXIV Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária (XXIV SENEMEV)
Data: 6 e 7/5/2019
Local: UniCEUB, auditório do Bloco III
Endereço: SEPN 707/907 - Asa Norte, Brasília-DF

Assessoria de Comunicação do CFMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.