Vista não raramente como vilã, atualmente a tecnologia da informação também está a serviço da saúde mental. Há um ano, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualizou a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico online e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. A nova norma ampliou as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mantendo as exigências previstas na profissão. A inovação ajuda quem, por vários motivos evita o atendimento presencial, como intensa rotina sem horários livres ou residência distante de um profissional.
"Há alguns meses, eu estava me preparando bastante e, então agora acabei de abrir meus consultórios em São Paulo, para atender pacientes com psicoterapia. Além da terapia tradicional/presencial, hoje em dia já dá pra fazer online também", diz a jovem psicóloga Shirley Canabrava, que realiza atendimento presencial em São Paulo (perto dos metrôs Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana), e atendimento online em todo o Brasil, no site https://shirleycanabrava.com/. Segundo ela, os resultados já são comprovados que são os mesmos da terapia presencial.
Além de mais flexibilidade de horários, a facilidade de comunicação também é considerada uma das vantagens do atendimento online, pois, pode ser difícil tratar, presencialmente, de alguns temas com um psicólogo. É comum que as pessoas que optam pelo atendimento psicológico online se surpreendam com a facilidade que têm para falar sobre assuntos que não seriam capazes de abordar em uma consulta presencial, destaca artigo do site Psicologia Viva.
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