Na entrevista, Novaes destaca seu encantamento - é a palavra usada por ele - com as belezas da região. Natural de Floresta, o secretário tem feito um esforço adicional para divulgar os atrativos e pontos turísticos do interior de Pernambuco. Sua primeira ação para dar mais visibilidade ao interior foi dar visibilidade ao boneco gigante Zé Pereira, o mais antigo do Brasil, produzido em Belém do São Francisco em 1919. O Carnaval de Pernambuco este ano foi iniciado com a presença do boneco sertanejo no Recife. Novaes afirma que pretende incluir a visita do Zé Pereira na abertura dos próximos carnavais também.
Sobre a reunião do Contur no município e a polêmica inicial em torno da limitação de vagas para representantes do setor em Petrolândia, Novaes afirmou que a reunião, "a mais longa até agora do Contur", seguiu o rito do colegiado, com temas em pauta para deliberação, talvez até enfadonho para quem assistiu sem fazer parte do órgão. Ele acrescentou que a distribuição dos convites foi feita pela Prefeitura e que, encerrada a reunião, os conselheiros ouviram representantes da região.
Novaes também respondeu o que mudou após assumir a pasta estadual. Mudou a agenda, segundo ele. Como parlamentar, sua agenda era feita por ele, de acordo com suas prioridades. Hoje, os compromissos são determinados pelas prioridades da Secretaria de Turismo e da Empetur, órgão que ele passou a presidir pouco depois de tomar posse no secretariado estadual. Ele agora tem compromissos no próprio Estado e fora dele, no Brasil e Exterior.
Sobre o apoio às suas bases, Novaes afirma que durante as viagens e participações em eventos, continua a ouvir as demandas das lideranças locais, pois, mesmo licenciado, continua deputado estadual.
Antes de encerrar a entrevista, Novaes foi perguntado sobre as articulações com seu grupo (oposição) em Petrolândia para as próximas eleições (prefeito), se apoiará Fabiano. O secretário afirmou que o grupo tem os nomes de Fabiano e Rogério Novaes e sobre uma possível aproximação com o grupo de governo, ele foi taxativo: "se Jane apoiar Fabiano". Em seguida, Novaes ainda acrescenta que existe a intenção de conversar com Dr. João (Lopes, ex-candidato a prefeito). Não foi marcada ainda uma reunião, mas existe o desejo de aproximação. Se for bem sucedida a aliança, a oposição será fortalecida na próxima eleição.
Antes de iniciar sua entrevista com Assis Ramalho, Novaes conversou por telefone com uma das rádios de Petrolina. Questionado sobre a falta de dinheiro para festas, o secretário afirmou que está em reavaliação o sistema. Segundo ele, é feito levantamento para determinar quais as principais festividades de cada município. Em Petrolina, o destaque seria o São João. Na entrevista, Novaes ainda elogiou a festa de Carnaval realizada pela Prefeitura de Petrolina e a atuação do prefeito Miguel Coelho, seu amigo.
Assista à entrevista na íntegra no vídeo abaixo.
Fotos: Lúcia Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.