Foram solenemente plantadas na Orla Fluvial de Petrolândia, no final da tarde dessa quarta-feira, 6 de março, trinta e cinco novas mudas de palmeiras imperiais. O plantio foi realizado com a presença da prefeita Janielma Souza (PSB), vereadores, secretários, servidores públicos, alunos da rede municipal e moradores que prestigiaram o evento. A data - feriado municipal - foi escolhida por marcar a transferência da antiga sede do Município, agora submersa no Lago de Itaparica, para a nova localidade.
"O que pode ter de mais significativo para esta cidade do que o plantio destas palmeiras na data de hoje? Eu sei que tem gente que até se emociona. Há 31 anos atrás, aproximadamente, outras pessoas fizeram isso. Outras pessoas estavam aqui, tratando de situar a cidade, de organizar, de plantar, de pensar esse espaço, um espaço que no futuro estivesse sendo aquilo que ele é pra nós hoje. Hoje nós vimos replantar aquilo que alguma situação deixou acabar, e fazer com que nasça novamente nos nossos coração esse desejo de fazer algo, esse desejo de fazer com que nossa cidade, num futuro bem próximo, esteja não somente com novas palmeiras plantadas, mas, como novos comportamentos, com novas atitudes, com novos instrumentos aqui, espalhados pela Orla", disse a prefeita Jane.
Em seu pronunciamento, Jane homenageou o sr. Gilberto da livraria KRD e Rogério Viana, ex e atual secretários municipais responsáveis pelo plantio das palmeiras, há cerca de 30 anos e hoje, respectivamente. Emocionado, o empresário relembrou (em depoimento ao Blog de Assis Ramalho) o plantio das palmeiras originais.
A solenidade contou com apresentação de alunos da Escola Municipal 6 de Março, inaugurada em 2006, que cantaram paródia da música Asa Branca (Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga), em homenagem à instituição de ensino. A letra da paródia (no final desta postagem reproduzida) foi composta por Anne Thayná, Aruan Alfredo e Soyanne Ribeiro. No pequeno coreto instalado como palanque, Caik Santos e Anne Thayná cantaram com acompanhamento do sanfoneiro mirim Selton Silva.
A ação da Prefeitura Municipal tem como objetivo recompor o antigo cartão-postal da cidade que, após mais de duas décadas de beleza e exuberância, definhou há poucos anos. Doentes, os dois ou três últimos exemplares da saudosa fileira original de palmeiras foram retirados há poucos meses. Sem causa oficialmente divulgada, até hoje é polêmica a mortandade das árvores.
Paródia da música Asa Branca em homenagem à Escola Municipal 6 de Março
Vou lhes contar um enredo/ de uma linda instituição/ Em 2006 foi criada/ Nova em comparação/Mas mesmo assim/ Já é exemplo em ensino e educação
Os alunos são formados/ Com excelente educação/ As turmas são arretadas/ E com uma boa educação
As turmas são arretadas/ E com uma boa educação
Com muita rigorância/ Em ensinar o que é bom/ Por isso eu digo/ Que a 6 de Março/ Guardo comigo, no coração
O nome dessa escola/ É em homenagem à transição/ Da nossa velha cidade/ Para a nova, nesse Sertão
Da nossa velha cidade/ Para a nova, nesse Sertão
O azul da escola se espalhou/ No meu coração/ Eu te asseguro a 6 de Março/ É a melhor da região
Ver todas as fotos>Plantio de palmeiras imperiais na Orla Fluvial (06/03/2019)
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR
Nosso aplauso áqueles que sabiamente preservam a natureza, com certeza são cidadãos do bem
ResponderExcluir