quarta-feira, março 13, 2019

IPA apresenta resultado da pesquisa desenvolvida com salicornia


O IPA ainda está trabalhando o processo de produção para a comercialização de mudas de salicornia para as pessoas interessadas na sua compra. A irrigação pode ser feita com água salobra.

Imagina você ser hipertenso e não poder mais comer sal, deixando aquela comida sem graça? E agora descobre que existe, na natureza, uma planta capaz de substituir o tempero sem perigo algum à saúde? Pois bem, essa planta existe, se chama Salicornia e entrou no rol das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

O projeto de pesquisa de viabilidade do uso da planta no lugar do sal foi iniciado há um ano com financiamento da Facepe e, nessa terça-feira (12), teve os seus resultados apresentados em reunião na sede do IPA, no Recife, com a presença dos pesquisadores envolvidos, seguido de degustação de várias opções de alimentos com a utilização da planta em uma parceria com a Unibra.


Neste um ano de pesquisa constatou-se que a salicornia, que é uma planta halófita (extratora de sal), presente em qualquer área que for plantada, tem capacidade extrair os sais da terra. O estudo avaliou a questão dos diferentes espaçamentos para o plantio e também a sua conservação pós colheita para o uso na culinária. A planta apresentou benefício eficaz às pessoas que possuem restrição ao uso do sal tradicional, surgindo como uma possibilidade saudável na cozinha.

O IPA ainda está trabalhando o processo de produção para a comercialização de mudas de salicornia para as pessoas interessadas na sua compra.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA
Foto: Casa do Sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.