É importante ressaltar que, mesmo sendo fator de risco para o câncer, apenas a alimentação não é suficiente para evitar a doença. Porém, quando associados a outros fatores, os hábitos alimentares podem tanto prevenir quanto contribuir para o surgimento da doença. Como explica Isabel Leal, Coordenadora do serviço de Nutrição Clínica do HCP, “Não é só a alimentação que vai evitar o câncer, pois são diversos fatores de risco. Mas alguns alimentos ultraprocessados possuem produtos cancerígenos que levam ao desenvolvimento da doença, podendo até acelerar. Então é importante ter uma alimentação saudável no dia a dia, ter uma dieta rica em frutas, verduras, alimentos naturais e ter a prática de atividades físicas”.
Em relação aos pacientes que já encontram-se em tratamento contra o câncer, torna-se ainda mais imprescindível ter uma dieta saudável. “O paciente oncológico pode comer de tudo, ele não está proibido de se alimentar, mas é necessário evitar alimentos que não são saudáveis. Então é preciso que ele tenha uma alimentação à base de frutas, verduras, é necessário, também, tomar muita água. Dependendo da fase do tratamento em que ele se encontra, deve evitar alimentos gordurosos e ficar atento à consistência do alimento”, explica a nutricionista.
SOBRE O HCP
No HCP, Hospital que é referência em tratamento oncológico no Estado, os pacientes são acompanhados pela equipe de nutricionistas, que atende às especificidades alimentares de cada um. “Cada enfermaria tem uma nutricionista que faz o atendimento para saber os hábitos alimentares do paciente e, em cima disso, montar a dieta de acordo com as necessidades dele”, esclarece Isabel Leal.
Imprensa HCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.