Os sertões Central e do Pajeú são as regiões com resultados mais elevados de acordo com o índice, que é medido pelo Ministério da Cidadania
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, os resultados evidenciam o fortalecimento dos conselhos municipais da assistência na atuação do controle social. “A resposta do indicador mostra os avanços na atuação democrática e participativa do SUAS, com garantias de diálogos, debates entre sociedade civil e governo e respectivas deliberações. Precisamos seguir nessa linha. O SUAS precisa ser fortalecido. Além dos conselhos municipais, o Conselho Estadual tem um papel importante neste apoio técnico e orientações para a qualidade do funcionamento dos conselhos municipais. Vamos seguir nesse caminho, de melhoria dos indicadores sociais e buscando promover mais cidadania para aqueles que mais precisam, conforme orientação do governador Paulo Câmara”, avalia.
As regiões com melhores índices são os sertões do Central e do Pajeú. O município de Exu atingiu a nota máxima, que é 5, nas três dimensões de avaliação do ID Conselho. Em seguida vem Ouricuri, Calumbi, Timbaúba, Carnaíba, Abreu e Lima, Pombos e Salgadinho, com 4,67. O indicador é composto pelas dimensões de estrutura física, dinâmica de funcionamento do Conselho Estadual e composição do Conselho Municipal de Assistência Social.
O secretário executivo da Seass, Joelson Rodrigues, destaca que a melhora é consequência de um esforço entre a SDSCJ e a participação do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas), que teve sua equipe ampliada pela Secretaria e com isso pôde atuar melhor. “Com uma equipe maior, houve uma organização melhor nas atividades de mobilização dos conselhos municipais e na execução do controle social, que nada mais é que garantir que os serviços e benefícios da assistência social sejam executados e ao alcance do usuário. O Conselho dá o olhar externo de como está a política pública da assistência social”, pontua o gestor.
Todos os dados por município podem ser vistos através do site do Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social (Sigas), disponível no link www.sigas.pe.gov.br/files/02142019104004-monitoramento.idconselho.2014.2017.pdf .
Imprensa SDSCJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.