Entre os dias 18 e 23/02, as famílias rurais dos assentamentos Colégio e Pixaó, localizados respectivamente nos municípios de São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão, receberam visitas técnicas da equipe de Reordenamento Agrário do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Iterpe. As visitas dos técnicos sociais e agrícolas tiveram como objetivo a atualização das informações cadastrais das famílias e o georreferenciamento dos imóveis rurais para fins de titulação das agricultoras e agricultores que terão direito de receber a concessão da terra.
A meta é beneficiar cerca de 200 famílias que produzem alimentos em 595,8 hectares nessas áreas do Estado, para promover o acesso à terra e garantir que agricultoras e agricultores tenham mais oportunidade para buscar outras políticas agrárias que possibilitem ampliar o desenvolvimento rural.
“Diante do início de uma nova gestão, outras ações serão realizadas nos assentamentos estaduais para fortalecer o desenvolvimento agrário de Pernambuco e dando visibilidade a real importância que essas áreas representam para o Estado”, ressaltou o gestor de Reordenamento Agrário do Iterpe, Felipe Falcão.
Atualmente, os assentamentos Colégio e Pixaó são referências na agricultura de base familiar e na utilização da terra para o plantio de alimentos de forma diversificada, como coco, limão, manga, maracujá, inhame e macaxeira, além de uma pequena produção de alevinos e bovinos. Parte dos alimentos produzidos por esses agricultores são diariamente comercializados no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – CEASA e feiras livres dos municípios próximos.
Assessoria de Comunicação/ Iterpe
Fotos: Divulgação Iterpe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.