segunda-feira, janeiro 14, 2019

IF Sertão-PE Campus Floresta disponibiliza 25 vagas em curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação para ingresso no 1º semestre de 2019


O IF Sertão-PE divulgou o edital nº 59/2018, referente à seleção de candidatos para provimento de vagas em cursos de graduação, com ingresso no 1º semestre de 2019. São 442 vagas disponíveis em 10 cursos de nível superior (entre licenciaturas, bacharelados e cursos de Tecnologia), distribuídos entre seis campi do Instituto: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. A seleção utilizará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2018.

De acordo com o cronograma oficial da seleção, as inscrições serão realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.

Para o campus Floresta são disponibilizadas 25 vagas para o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, para o período noturno. O curso tem duração de 3 anos.

O resultado da seleção está previsto para o dia 28 de janeiro. O prazo para a manifestação de interesse em participar da lista de espera será entre os dias 28/01 e 04/02. Acesse abaixo o cronograma oficial do Sisu com estas e demais informações, bem com o calendário de matrículas no IF Sertão-PE para os candidatos selecionados, que também já está disponível, além do edital da seleção e outros dados referentes ao Sisu.

Acesse aqui os arquivos do Sisu 2019.1.

O que faz um Tecnólogo em Gestão de T.I?

O tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação é habilitado a administrar recursos de infraestrutura física e logística da área de Tecnologia da Informação (T.I) em organizações públicas e privadas. Entende-se por Gestor de T.I o profissional que tem conhecimento da área de computação, mas que possui também habilidades para gerenciar equipes; planejar entregas; organizar e viabilizar negócios; atuar nos setores de recursos humanos; criar, implantar e gerenciar redes; desenvolver softwares, aplicativos e websites; ou ainda criar e controlar serviços de sistemas operacionais e bancos de dados.

O que estuda?

A grade curricular integra conhecimentos das áreas de administração e tecnologia. Com uma área bastante ampla, a formação curricular engloba disciplinas como Princípios Organizacionais, Lógica de Programação, Infraestrutura de Hardware, Empreendedorismo, Sistemas de Informação, Fundamentos de Bancos de Dados, Desenvolvimento Web, Multimídia, Engenharia e Qualidade de Software, Negócios Eletrônicos, Planejamento e Gestão Estratégica, Design de Interfaces e Usabilidades.

Como é o Curso no Campus Floresta?

O Curso Superior de Gestão em Tecnologia da Informação é ofertado no campus Floresta do IF Sertão-PE e em 2019 inicia reformulado e atualizado, com novas disciplinas e metodologias. São três anos de curso, incluindo o tempo para realização do estágio curricular obrigatório e apresentação do trabalho de conclusão. O campus oferece cinco laboratórios de computação, todos equipados com microcomputadores e outros periféricos para atender as demandas. Ao longo da formação, além das aulas expositivas e práticas em laboratório, são realizadas visitas técnicas e participações em eventos acadêmicos. Também são realizados trabalhos de colaboração em projetos de desenvolvimento de produtos e soluções para a área de T.I.
Qual é a área de atuação?

O tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação está apto a atuar em qualquer organização que possua estrutura tecnológica ou departamentos de infraestrutura, projetos de tecnologia, redes de computadores, bancos de dados, desenvolvimento de aplicativos ou softwares, dentre outros. A área mantém um mercado abrangente que permite ao profissional atuar dentro e fora do país.

Depoimento de Daniela Nogueira – Empresária, formada em GTI no campus Floresta

“Comecei o curso em 2013 e finalizei em 2016. O quadro de professores é excelente, sempre dedicados e atenciosos. Durante o curso realizamos visitas a laboratórios e participamos de diversos eventos acadêmicos da área. No curso de Gestão de T.I pagamos uma disciplina de empreendedorismo e outra de projetos, nelas eu construí um projeto de uma loja de informática e esse foi o pontapé inicial para criar minha própria empresa, na qual emprego diariamente os conhecimentos conquistados no curso de Gestão de T.I na administração, desde a criação do plano de negócios à prestação de serviços de marketing, design gráfico, assistência técnica, criação de sites, dentre outros. Ao futuro aluno de Gestão de T.I posso dizer que acredite na qualidade do curso e se dedique, principalmente se tiver espírito empreendedor e facilidade em se relacionar com pessoas. Você sairá do curso um bom profissional, e caso sinta dificuldade no decorrer do curso procure os professores, com certeza eles vão ajudar da melhor maneira, da mesma forma que me ajudaram.”

Fonte: Imprensa IFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.