domingo, dezembro 30, 2018

Empresário mineiro é morto a tiros por criminosos quando viajava para réveillon no litoral do Rio de Janeiro

Empresário Dalmo Júnior, de 54 anos, foi morto a tiros em Itaboraí (RJ) — Foto: Reprodução/Facebook

Um empresário de Belo Horizonte foi morto por criminosos quando ia passar a festa de Ano Novo com a família no litoral do Rio de Janeiro. Ele foi executado a tiros na última sexta-feira (28) na BR-493, em Itaboraí, na Região Metropolitana da capital fluminense.

Dalmo Júnior, de 54 anos, ia com a mãe e um enfermeiro para a Praia de Palmas, em Ilha Grande, quando se deparou com uma barreira feita por criminosos no km 3. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Rio de Janeiro, a hipótese mais provável é que ele tenha tentado fugir do assalto quando foi morto.

Segundo uma amiga da família, o enfermeiro que estava no carro contou que o carro foi cercado pelos criminosos. O vidro estava fechado. O enfermeiro ainda teria dito que o atirador seria um adolescente.

Em novo recuo, Michel Temer desiste de editar decreto de indulto de Natal


Depois de idas e vindas, o presidente Michel Temer recuou novamente e decidiu, neste domingo, que não vai editar o decreto de indulto de Natal , que concede perdão judicial a condenados por crimes não violentos.

Esta será a primeira vez desde a redemocratização que um presidente não edita o decreto. Mesmo antes da Constituição de 1988, foram concedidos indultos coletivos a detentos em 1945, em 1960 e em 1982.

Segundo interlocutores próximos ao presidente, Temer achou por bem deixar a questão para ser resolvida pelo governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que assume na semana que vem. Na prática, a decisão é um aceno ao novo presidente, que já vinha dizendo que, caso fosse concedido o indulto no fim deste ano, seria a última vez.

"Fui escolhido presidente do Brasil para atender aos anseios do povo brasileiro. Pegar pesado na questão da violência e criminalidade foi um dos nossos principais compromissos de campanha. Garanto a vocês, se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último", escreveu Bolsonaro no Twitter há cerca de um mês.

Petrolândia: Família comunica falecimento de Eugênia Leandro da Silva, mais conhecida como 'dona Eugênia rezadeira'


Familiares comunicam o falecimento de Eugênia Leandro da Silva,  mais conhecida como dona Eugênia rezadeira - esposa de Manoel Leandro filho (Mané Cachimbo)

Seu corpo está sendo velado na  Rua Manuel Ovídio da Silva, na Quadra 11 de Petrolândia, e o sepultamento está marcado para as 16 horas desta segunda-feira (31).

Família enlutada
Esposo: Manoel Leandro filho, mais conhecido como mané cachimbo. Filhas=Cicera Leandro  Laudiceia, Maria José, Josefa e betijane, Antonio Francisco. Netos:  Niedla, Nayara ,Naelly, Sandriely, Nem, Cosme, Sival, Jamile, Simone, Leandro, Fernanda, Tainá e  Fernando. Bisnetos: Eugênia Gabriele, Denicio, Janiely e Aghata.

Nossos pêsames a família pela grande perda


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família


Petrolândia: Palloma Ramalho recebe felicitações pelo 15º aniversário


Neste domingo, 30 de dezembro, a estudante Palloma Ramalho comemora 15 anos de idade. Edijane Silva, a conhecida cabeleireira Jane, da Quadra 05, parabeniza a filha pelo aniversário no qual as jovens, tradicionalmente, apresentadas à sociedade como debutantes.

Saúde, sabedoria e prosperidade em sua vida, Palloma! Que este dia  marque o início de sua juventude, rumo à maioridade. Feliz aniversário!

Blog de Assis Ramalho
Foto e informações: Edijane Silva

Para especialistas, liberação da posse de armas deve enfrentar resistências


A intenção do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de liberar a posse de arma para cidadãos e de tornar o registro definitivo foi criticada por opositores. Especialistas questionam a forma como o futuro chefe de Estado pretende fazê-lo — por meio de decreto, como anunciou via Twitter — e afirmam que, caso o Congresso não seja consultado, a medida pode ser avaliada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Mesmo que, atualmente, a posse de arma não seja proibida, Bolsonaro defendeu, na rede social, a diminuição das regras para o “cidadão sem antecedentes criminais”. Pouco depois do tuíte, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, postou, na mesma plataforma, uma crítica às pretensões do futuro presidente. “Moro e Bolsonaro, que já anunciaram transformar o país num estado policial, querem também instaurar o faroeste no Brasil”, escreveu.

O deputado federal e líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, afirmou que a medida seria uma espécie de retribuição ao “lobby da indústria de armas”. “As mortes de inocentes pelas mãos de pessoas armadas, sem qualquer treinamento e avaliação psicológica, as tragédias em brigas de família e discussões com vizinhos ou no trânsito estarão na conta de Jair Bolsonaro e Sérgio Moro”, afirmou o parlamentar.

Museu da Cidade do Recife promove oficinas gratuitas para a garotada no mês de janeiro

Foto: Jadson Barros/Divulgação

No mês de janeiro, a diversão está garantida para a garotada no Museu da Cidade do Recife. A programação de férias em família inclui oficinas de cartonera, estamparia e de pipa. Todas as atividades são gratuitas e serão promovidas nas manhãs dos domingos 6, 20 e 27 de janeiro, sempre a partir das 10h.

A oficina de cartonera abre as atividades, no domingo 6 de janeiro, ensinando aos pequenos como confeccionar calendários, livros e catálogos, utilizando produtos como papelão e tinta colorida. O evento também tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de se reutilizar materiais.

No dia 20 de janeiro, será promovida uma oficina de estamparia ministrada pelo artista plástico Emerson Pontes. O tema de "inspiração" será o Forte das Cinco Pontas e a história do Recife. Para participar, é preciso levar uma camisa lisa, que será estampada durante a oficina. Se preferir, neste dia, o Museu também estará vendendo camisas de cor branca na lojinha do museu. Vale lembrar que os pais devem acompanhar os pequenos durante a oficina.

Termômetro e medidor de pressão com mercúrio serão proibidos em 2019


A partir de 1º de janeiro de 2019, fica proibida em todo o país a fabricação, a importação e a comercialização de termômetros e de esfigmomanômetros (aparelhos para verificar a pressão arterial) que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde. A medida, publicada no Diário Oficial da União em março de 2017, também inclui a proibição do uso desses equipamentos em serviços de saúde, que deverão fazer o descarte adequado.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a determinação, aprovada pela própria pasta e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cumpre o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata, que debateu os riscos do uso do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente. A convenção, assinada pelo Brasil e por mais 140 países em 2013, tem como objetivo eliminar o uso de mercúrio em diferentes produtos.

A resolução, entretanto, não veta o uso doméstico de termômetros de mercúrio para quem que já possui o equipamento. “A população poderá continuar usando os termômetros domésticos, mas com o devido cuidado no armazenamento e na manipulação para que não ocorra a quebra do vidro”, alertou o ministério, citando que, se o produto estiver em boas condições e íntegro, não há problema à saúde.

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordação neste domingo, 30 de dezembro de 2018

''O trem de Petrolândia, com meu amigo Zé de Valdomiro "assumindo" o posto de maquinista. Década de 60'' o relato é do professor Osmar Sales


Jatobá/ Tacaratu em fatos & fotos
''As louças produzidas em Tacaratu são herança da tradição dos indígenas Pankararu e até hoje são encontradas em forma de panelas, potes, tachos e outras peças de barro. Na imagem, Antônia Inês da Conceição, a ­'Tônia Loiceira' e sua neta Adriana Bezerra, aos 8 anos, na feira de Tacaratu''. Os comentários são de José Torres

''Raríssima foto do guindaste do cais de Petrolândia, feita de uma foto desfocada e emoldurada, por isso o reflexo, que está no Museu do Moxotó. Ao lado do guindaste há um homem, o que dá uma ideia de sua dimensão. Alguém que conhece o povo de Moxotó deveria ir lá, tentar conseguir uma cópia mais nítida. Feliz Natal a todos!' - Osmar Sales
Visão do cais em outro ândulo
Essa foto mostra um rapaz pulando do 'paredão' do cais
Colégio de Petrolândia
Famoso bar ''O Redondo''

 Bar e Mercearia Padre Cícero
Anos 70 - entre outros, na foto podemos ver Nivaldo Sobreira

Veja também

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre

Rodrigo Novaes: ''Sinto-me muito honrado com o convite do governador Paulo Câmara para assumir o cargo de secretário de turismo''


Em rede social, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) comentou sua convocação para assumir a Secretaria de Turismo de Pernambuco '' muito honrado''.

Sinto-me muito honrado com o convite do governador Paulo Câmara para assumir o cargo de secretário de turismo, passando a integrar sua equipe.

Irei me dedicar muito para contribuir com o desenvolvimento de nosso estado, valorizando destinos reconhecidos, e buscando a estruturação do turismo no interior.

A parceira com o trade turístico, o diálogo com profissionais da área, investidores, será permanente e incentivados. Com planejamento e criatividade, vamos envolver mais pessoas, e aumentar ainda mais a participação do turismo na economia do estado.

Registro que nosso empenho pelo sertão, pelo interior do estado, será ainda maior. Estarei participando do governo de olhos atentos às demandas e necessidades - que conheço. Não tem descanso. O trabalho será dobrado.

Usina de Três Marias bate recorde de volume de água este ano e contribui com a regulação do Rio São Francisco



Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Três Marias, na região Central, e de Nova Ponte, no Triângulo, atingiram o volume máximo deste ano. Outras usinas da Cemig, como Emborcação, Queimado, Irapé e Camargos, também apresentam volumes superiores aos registrados na mesma data do ano passado. O destaque é a Usina Hidrelétrica de Três Marias, que não alcançava o percentual de 49,24% do volume útil há mais de cinco anos, desde junho de 2013. Sua operação é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia.

Visando melhorar as condições de captação de água em Pirapora, no Norte de Minas, a Sala de Crise do São Francisco firmou acordo para alterar a vazão da usina para 120 m³/s, em vez dos 100 m³/s que vinham sendo praticados desde 15 de novembro deste ano. Três Marias foi um marco na engenharia brasileira porque sua construção, nos anos 1960, permitiu ao país adquirir conhecimento para a construção de grandes barragens de geração elétrica.

A concessão da usina se encerrou em 2015 e foi renovada por mais 30 anos, junto com outras 17 usinas leiloadas pelo governo federal. Entre as concessões renovadas no leilão pela Cemig estão algumas que se confundem com a própria história da empresa, como a própria Três Marias, Itutinga e Salto Grande. O gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, ressaltou o trabalho realizado nos últimos anos, em parceria com a comunidade e o poder público federal, estadual e municipal.

Celpe monta operação especial para o Réveillon


A partir deste sábado (29), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) coloca em operação o esquema especial para assegurar o fornecimento de energia elétrica para os que vão aproveitar as comemorações do Réveillon em todo o Estado. Para a festa da virada, a concessionária realizou diversas ações preventivas, além de dobrar o número de profissionais que estarão trabalhando, ininterruptamente, para garantir o atendimento em eventuais ocorrências.

Foram realizadas inspeções termográficas na rede de distribuição e transmissão, medições de nível de tensão, serviços de poda de árvores e manutenções preventivas e corretivas em toda a rede elétrica. O trabalho se concentrou principalmente nas redes que abastecem os principais pontos de concentração para a festa como as orlas de Boa Viagem, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e em praias como Itamaracá e Ponta de Pedra, no Litoral Norte, e Tamandaré e Porto de Galinhas, no Litoral Sul. Nessas localidades, a concessionária deve alocar 26 equipes em esquema especial durante a virada. Também foram realizadas vistorias preventivas nas subestações que suprem as regiões.

Cuidados com o celular: 10 dicas para o seu aparelho durar mais



Por: Tecnoblog


1. Lugar de celular NÃO é no banheiro.

O banheiro é um dos principais locais de perdas de celulares. A forma mais comum é derrubando no vaso sanitário.

Tomar banho com o aparelho no mesmo ambiente também não é bom. A umidade se infiltra no celular e pode corroer circuitos eletrônicos – entre outras coisas.

2. Mantenha o aparelho longe de lugares sujos e/ou empoeirados.

Você pode riscar seu aparelho, ou fazer com que crostas de sujeira se acumulem em seus componentes eletrônicos. As consequências não são boas.

3. Na hora de limpar, não invente moda.

Como já foi dito, componentes eletrônicos são sensíveis a umidade. Os fabricantes aconselham que a limpeza seja feita apenas com um pano seco, mas sabemos que pano seco não limpa é nada.

Janeiro terá bandeira tarifária verde nas contas de energia, informa Aneel


A conta de luz não ficará mais cara em janeiro aos consumidores. Isso porque o ano novo se inicia com bandeira tarifária verde, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em nota, a agência ressalta que a estação chuvosa está propiciando elevação da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e do nível dos reservatórios. 

Do ponto de vista técnico, a explicação é que houve recuperação do risco hidrológico (GSF) e manutenção do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) em patamar reduzido - sendo estes os dois fatores determinantes para acionar o sistema de bandeiras tarifárias. Em dezembro a bandeira tarifária também havia sido verde.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o "custo real" da energia gerada ao consumidor. Elas são definidas mensalmente a partir das cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2), indicando se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Lampião não foi assassinado, ele morreu em Minas Gerais, conta ex-volante


De acordo com o ex-volante Andrelino Pereira, que serviu entre 1922 e 1938 e é o único vivo do período, Severino Virgulino Lampião morreu em Minas Gerais. Assista ao vídeo abaixo


Por: Folha dePE
Reportagem e imagens: Tatiana Notaro. Edição: Lívio Angelim

Apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro pode ter sido a causa do afastamento de Alexandre Garcia da Globo


O apresentador e comentarista político Alexandre Garcia, que tem 78 anos, e deixou a TV Globo após 30 anos. A informação foi confirmada pela emissora ontem (28). Em comunicado, o diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel, disse que o jornalista foi quem decidiu se desligar da emissora e o elogiou por seu legado profissional. Em decisão muito refletida, depois de quase 31 anos de trabalho aqui na Globo, Alexandre decidiu deixar a emissora para amenizar um pouco o seu ritmo frenético de trabalho. Ele vai permanecer com seus comentários diários nas Rádios pelo Brasil.

Neste ano, Garcia publicou um texto elogioso ao presidente eleito Jair Bolsonaro. O posicionamento contraria os princípios editoriais do Grupo Globo, que proíbe seus profissionais de expressarem suas preferências políticas em redes sociais. “Em meus quase 80 anos de Brasil, nunca vi nada igual. Eu diria que se trata de uma revolução de ideias, tal a força do que surgiu do cansaço de sermos enganados”, afirmou o jornalista em um post no Facebook.

Bolsonaro promete decreto para garantir posse e registro definitivo de armas de fogo


O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou neste sábado que liberará a posse de arma de fogo por meio de um decreto, assim como tornará o registro da arma definitivo. Pouco depois, o futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno Ribeiro, destacou que a proposta deverá manter exigências legais.

“Por decreto pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registro definitivo”, escreveu Bolsonaro, no Twitter. “A expansão temporal será de intermediação do Executivo, entretanto outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional, cabendo o envolvimento de todos os interessados”, escreveu.

Bolsonaro não deu mais detalhes sobre qual será a diferença desta mudança para a atual legislação, que já permite a posse de armas de fogo. Sobre o registro, há dois anos, o presidente Michel Temer editou um decreto (Nº 8.935) que mudou de três para cinco anos o período de renovação. A decisão de Bolsonaro de manter a proposta de facilitar a posse de arma foi tomada depois de conversas com o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, que não pôs resistência à medida.