quarta-feira, agosto 29, 2018

Solução para risco hidrológico do setor elétrico pode ficar para 2019


Entidades ligadas ao setor elétrico avaliam que, mesmo com a aprovação do projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/18, que trata da privatização das distribuidoras, a solução para o principal problema do setor elétrico, o impasse em torno do chamado risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) deve ficar para 2019.

O texto, que está em tramitação no Senado, pode ser votado no esforço concentrado previsto para a próxima semana. Além da privatização das distribuidoras, o projeto também tenta resolver o impasse de uma conta que o setor estima chegar a R$ 13 bilhões no final de 2018.

De acordo com o presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), Mario Menel, a privatização das distribuidoras não é a maior preocupação do setor, mas a questão envolvendo débitos do risco hidrológico. A avaliação de Menel é que a saída do senador Romero Jucá (MDB-RR) da liderança do governo enfraquece a possibilidade de votação da matéria.

Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, candidato a senador Bruno Araújo ameniza impacto do voto pelo impeachment de Dilma: "As pessoas separam o debate nacional com o debate local"



Voto decisivo no impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, o ex-ministro das Cidades do governo Temer  e candidato ao Senado na coligação "Pernambuco Vai Mudar", o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE) concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, durante sua passagem em Petrolândia, na última sexta (24). Presidente do Diretório Estadual PSDB, Bruno Araújo está em seu terceiro mandato de deputado federal, após dois mandatos como deputado estadual.

Na cidade do Sertão de Itaparica, junto com os companheiros de chapa Armando Monteiro, Fred Ferreira, Mendonça Filho e Zeca Cavalcanti, acompanhados por líderes da oposição em Petrolândia, Bruno visitou a feira livre realizada no Mercado Público. 

Na entrevista a Assis Ramalho, o peessedebista disse que não chegou a Petrolândia de mãos vazias. Ele lembrou das 192 casas populares a serem construídas na Quadra 18, o Residencial Francisco Simões de Lima, e mais 100 casas: 50 a serem construídas na Comunidade Quilombola Borda do Lago e 50 a serem construídas para a comunidade Pankararu, cuja liberação aconteceu durante sua gestão no Ministério das Cidades.

''Eu posso dizer que chego a Petrolândia com serviços prestados. Eu tive muita alegria de visitar a obra de 192 casas que estão sendo entregues por uma ação minha, quando ministro [das Cidades] na época, de trazer este investimento para Petrolândia. E isso me faz a ter certeza de que todas as vezes que eu sou chamado para uma missão para ajudar Pernambuco, eu estou pronto. Eu fui ministro do Brasil, mas, antes disso, fui ministro de Pernambuco'', declarou Bruno.

De acordo com Bruno, Pernambuco está sem rumo.

''Pernambuco perdeu o caminho. Não adianta o adversário dizer que ''Pernambuco não andou por conta da crise nacional''. Então, por que os outros Estados avançaram muito mais? Por que Pernambuco ficou no final da fila, seja na geração de emprego, na saúde e na violência?'', questionou o candidato ao Senado.

Perguntado sobre possível prejuízo à sua campanha, por causa de seu voto pelo impeachment da ex-presidente Dilma, Bruno amenizou o impacto.

''Olha, primeiro as pessoas respeitam quem tem coerência na vida pública. Segundo, as pessoas separam o debate nacional com o debate local. Eu achei que naquele momento do impeachment, o país passava por um grande momento de crise, onde mais de 70% da população brasileira não queria a continuidade da presidente. Eu vou dar um exemplo: Se você somar os candidatos a senadores que estão disputando nas pesquisas, Jarbas votou a favor do impeachment, Mendonça e eu. Somamos 60 pontos. Os que votaram a favor de Dilma, somam 30 pontos. Então, isso é uma demonstração de que o eleitor pernambucano separa o tema nacional, para nossa vida real, que é buraco nas estradas, a segurança que desmoraliza'', disse. 

Bruno lembra que na época da votação pelo impeachment de Dilma, Paulo Câmara afastou da secretaria deputados para votar a favor do afastamento da ex-presidente.

"Paulo Câmara é o padrinho de Temer. Paulo Câmara foi quem mobilizou o partido dele, tirou os secretários dele, tirou da secretaria e mandou para Brasília para votar contra (Dilma Rousseff). A diferença é que eu bato no peito e digo ''eu fiz isso''. Eu tenho coragem, eu tenho posição política e acho que o povo pernambucano precisa não é de um governador ou senador que concorde com tudo. Mas, ter posição política e o que disser, as pessoas acreditarem. Acho que política é isso, é confiança, e pode ter a certeza de que quem me conhece confia em mim e o governador Paulo Câmara está achando que o povo é bobo'', afirmou o ex-ministro.

Assista à íntegra da entrevista no vídeo abaixo.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Edio Braga

Dona da Libertadores, Fox Sports pode acabar no Brasil

Emissora seria descontinuada por conta da fusão com a Disney. Libertadores pode ir para serviço de streaming (Foto: AFP)

A Fox Sports pode estar perto do fim no Brasil. Segundo o site Notícias da TV, que é parceiro do UOL, a emissora pode estar perto do fim em terras nacionais por conta da fusão da Fox com a Disney, que detém a ESPN no País. Assim, o canal seria descontinuado e incorporado, em parte pela ESPN.

O prazo para isso ocorrer pode demorar. Como a a fusão ainda precisa ser regulamentada por órgãos nacionais, o prazo pode ser de até sete anos para que o fim do Fox Sports ocorra.

Caso o canal realmente seja encerrado, competições como a Libertadores podem ir para o serviço de streaming que a Disney está criando ou mesmo ser incorporado à grade da ESPN, que detém a Premier League na TV Fechada.

JC Online

Conselho Monetário amplia de 5 para 10 dias úteis prazo para portabilidade salarial

Portabilidade salarial é a transferência gratuita de dinheiro da conta-salário para a conta indicada pelo trabalhador, inclusive para instituição não bancária (fintech). Banco Central avalia que novo prazo permite 'verificações necessárias'.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu nesta quarta-feira (29) ampliar de cinco para dez dias úteis o prazo para as instituições processarem o pedido de portabilidade salarial.

A portabilidade salarial é a transferência gratuita de dinheiro da conta-salário para a conta indicada pelo trabalhador, que pode até ser em outra instituição.

Em nota, o Banco Central (BC) avaliou que o novo prazo dará mais tempo para as instituições que prestam o serviço de pagamento de folha salarial realizarem as "verificações necessárias" e confirmarem com o cliente a intenção de fazer a portabilidade.

"A medida não altera o processo como um todo, pois esse procedimento ocorre apenas uma vez e, depois de processada a portabilidade, a transferência dos recursos ocorre automaticamente todo mês. Dessa forma, não há prejuízos ao beneficiário", diz o BC.

O que é conta-salário?

Abertas as inscrições para o 1º Simpósio Interdisciplinar de Envelhecimento Humano do Vale do São Francisco


Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Interdisciplinar de Envelhecimento Humano, que será promovido em Petrolina-PE pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do GREGG - Grupo de Estudo de Geriatria e Gerontologia. O evento ocorrerá no dia 29 de setembro e vai abordar o processo de envelhecimento, cuidado do idoso e medicina especializada.

São 120 vagas disponíveis para professores, estudantes e profissionais de saúde. Os interessados não precisam ter vínculo com a instituição e podem se inscrever através do site www.greggunivasf.com. De acordo com o coordenador científico do encontro, Daniel Tenório, palestras, mesas redondas e quatro minicursos farão parte da programação, que vai das 8h às 18h.

Petrolândia: Familiares, amigos e vaqueiros se despedem de Jurandir Aureliano




Familiares e amigos participaram nesta quarta-feira (29) do cortejo fúnebre de Jurandir Aureliano. Amante da vaquejada, Jurandir morreu aos 41 anos, na segunda-feira (27), em hospital do Recife.

O adeus a Jurandir, que residia na Rua Santo Antônio, na Quadra 13 de Petrolândia, foi acompanhado por centenas de pessoas. Seguido por vaqueiros e ao som de aboios, o cortejo chegou ao cemitério, onde foi prestada a última homenagem. Ver vídeos abaixo.

Pessoa com muitas amizades em Petrolândia e região, o corpo de Jurandir foi sepultado sob aplausos à sua memória. Em triste coincidência, o sepultamento ocorreu no Dia Nacional do Vaqueiro.

À família enlutada, nossos pêsames.

Ver fotos>Amigos e familiares se despedem de Jurandir Aureliano

Assista aos vídeos de despedida a Jurandir





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

Agricultores familiares do Agreste Meridional conquistam segurança jurídica e social para viver na terra


O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), está dando continuidade ao trabalho de regularização fundiária no Agreste Meridional. Nesta quinta-feira (30/08), os agricultores familiares dessa região serão beneficiados com mais 115 títulos de domínio, desse total, 57 títulos serão destinados à população rural do município de Jurema e 58 de Paranatama.

“As entregas de títulos de domínio representam aos agricultores a segurança jurídica e social, em vista que deixam de ser posseiros para se tornarem proprietários da terra. Além disso, é a partir da regularização fundiária que o poder público consegue diagnosticar as necessidades das famílias que vivem no campo e planejar políticas públicas com foco na ampliação do desenvolvimento rural”, explicou o presidente do Iterpe, André Negromonte.

Edital do concurso para servidores do MPPE deve sair em 18/9

Sede do Ministério Público de Pernambuco em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

O concurso público para novos servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem data provável para lançamento do edital no dia 18 de setembro deste ano. As provas, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC), devem ser realizadas em dezembro, no Recife.

Serão 13 vagas para o cargo de técnico ministerial e 10 vagas para analista ministerial. Nas vagas para analista, serão sete para a área jurídica, uma para auditoria, uma para biblioteconomia e uma para documentação. Ainda haverá cadastro de reserva para as áreas de serviço social, medicina, engenharia civil, comunicação social e informática.

MPPE

Prefeito de Floresta Ricardo Ferraz declara apoio a Paulo Câmara, Sebastião Oliveira e Fabrízio Ferraz

Ricardo e Paulo (Foto: Divulgação)

O Prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz, confirma apoio à reeleição de Paulo Câmara ao Governo de Pernambuco. Segundo ele, o mundo político sofreu grandes transformações e as decisões tomadas não podem e não devem levar em conta apenas as circunstâncias locais de facções A ou B. 

“O município e os interesses coletivos ficam acima de quaisquer particularidades. O meu apoio a Paulo Câmara leva em conta compromissos já assumidos com perspectivas de futuro para o povo de Floresta, respaldado no decisivo apoio que recebi de meu candidato a Deputado Federal, Sebastião Oliveira, político aprovado, o qual viabilizou importantes obras para a nossa terra. Não paira dúvidas de que estou também apoiando Paulo Câmara, em função do desejo da maioria dos meus aliados, inclusive do candidato a deputado estadual, Fabrízio Ferraz, filho desta terra, que fortalece o quadro político em Floresta-PE. O apoio se dá diante desses elementos, inclusive da manifestação dos candidatos em intensificar o trabalho em nosso município. Conto com o apoio da população florestana e da região de Itaparica – gente honesta e trabalhadora, merecedoras das melhores conquistas, para, juntos, seguirmos rumo à vitória.

Um forte abraço do amigo de sempre,

RICARDO FERRAZ
Prefeito de Floresta - PE"

FRENTE POPULAR DE PERNAMBUCO

Gavião-carijó e cágado-de-barbicha recebem ajuda e são entregues à CPRH

Animais silvestres foram encontrados com problemas – o gavião com dificuldades de voar e o cágado com suspeita de atropelamento (Fotos: Arquivo/CPRH)


Um gavião-carijó com dificuldades de voar, provavelmente com fratura na asa esquerda, e um cágado-de-barbicha com suspeita de atropelamento foram entregues nesta quarta-feira (29) à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Eles serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), onde serão avaliados e receberão os cuidados necessários para o possível retorno à natureza. A iniciativa de ajudá-los partiu de um pedreiro e um policial civil, os responsáveis pelas entregas voluntárias.

Morador da Rua Córrego do Ouro, em Casa Amarela, o pedreiro Zenio Laurentino dos Santos decidiu levar o gavião-carijó (Rupornis magnirostris) à CPRH logo que soube que ele tinha sido encontrado no quintal de uma residência próxima, estressado, o que dificultava o seu resgate. Ele disse que não pensou duas vezes ao ver que a ave tinha dificuldades de voar. “Desse jeito ele corre risco. Não gosto de ver passarinho preso e nem assim”, disse, ao fazer a entrega ao órgão ambiental.

Em entrevista na Rádio Folha, Mendonça Filho promete batalhar no Senado pela autonomia do Porto de Suape e destaca todo trabalho desempenhado por Pernambuco

Foto: Bruno Campos

O deputado federal e candidato ao Senado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Mendonça Filho, foi enfático ao defender a autonomia do Porto de Suape, em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha, na manhã desta quarta-feira (29/08). “Quem tirou a autonomia do Porto foi o governo Dilma e eu lutei contra isso. A medida tomada na época burocratizou a política portuária e consequentemente onerou custos de operação, além de dificultar muito a autonomia para a atração de investimentos”, lembrou Mendonça, destacando que vai continuar lutando pela autonomia do Porto de Suape no Senado.

O projeto de lei de autoria de Mendonça Filho propõe que o processo licitatório volte a ser de responsabilidade da Administração Portuária, como funcionava antes da decisão do governo Dilma. "Se houvesse mais autonomia estadual e condições de que o próprio Porto de Suape definisse suas políticas em termos de atração de investimentos, contratação e concessão de serviços, evidentemente que a situação não seria a que existe hoje”, completou Mendonça.

CAIXA Cultural Recife oferece oficina de música para crianças e adolescentes surdos


“Vivências – Música é para sentir” terá 4 turmas com 30 vagas cada de 18 a 21 de setembro (Foto: Acervo pessoal/B)

A CAIXA Cultural Recife oferece, de 18 a 21 de setembro de 2018, a oficina gratuita “Vivências – Música é para sentir”, destinada a crianças e adolescentes surdos a partir dos 10 anos de idade. As atividades acontecerão das 14h às 17h, sendo uma turma por dia, com 30 vagas cada. O principal objetivo é levar música para o universo dos surdos, quebrando tabus e preconceitos e despertando o seu interesse em relação às sensações e possibilidades que este contato pode oferecer. Realizada pela Atelier Produtora, a iniciativa conta com patrocínio da CAIXA e está com as inscrições abertas pelo e-mail vivencias.musicaeparasentir@gmail.com, enviando o nome completo do participante e a idade.

Segundo dados do Censo de 2010, o Brasil tem cerca de 9,7 milhões de pessoas surdas. Entre os surdos do país, cerca de 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos. A oficina “Vivências – Música é para sentir” busca, principalmente, sensibilizar o público surdo para a percepção dos sons através do corpo, estimular a prática sonora e o seu contato no cotidiano, ampliar o campo de atuação do surdo dentro da área da percepção dos sons e criar público para o campo musical e para a experimentação sonora nas artes.

Julio Lossio é o primeiro candidato a protocolar plano de governo no TRE

Foto: Raquel Elblaus

Candidato a governador de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade, Julio Lossio foi o primeiro postulante ao cargo a protocolar seu plano de governo no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE). Lossio foi recebido pelo presidente do Tribunal, Luiz Carlos Figueiredo, e por membros da diretoria na manhã desta quarta-feira (29). Também estiveram presentes Luciano Bezerra, vice de Julio, e a candidata ao Senado Adriana Rocha, ambos da Rede.

“Nossa plataforma de governo está sendo atualizada todos os dias com sugestões que recebo durante minhas visitas a várias regiões do estado e através das redes sociais. Tenho um grande compromisso com a população, o que reflete esse primeiro plano de governo registrado no TRE”, ressaltou Lossio.

Paulo Câmara: "Temer não tem o nosso apoio e nunca teve"


O governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), reafirma a sua veemente oposição ao modelo discriminatório e perseguidor de governar do presidente Michel Temer (MDB), que, em entrevista à Rádio Jornal, nesta quarta-feira (29/08), tentou confundir a população pernambucana, com declarações inverídicas e com notada pretensão de ajudar o seu desesperado palanque em nosso Estado. "O presidente Temer não tem o nosso apoio e nunca teve em nenhum dos momentos do seu Governo. Pelo contrário: éramos a favor de novas eleições (após o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff). Não aceitamos cargos no governo dele! O PSB não aceitou, a Executiva do partido não aceitou", recordou Câmara, também em entrevista à emissora.

Registrando pontos em que ele e o PSB se colocaram contrários às propostas apresentadas pelo Governo Federal, Paulo Câmara frisou a retaliação praticada por Temer. "Nós fomos contra a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, a venda da Eletrobras, o Teto de Gastos (públicos). São posições muito claras nossas. E nós fomos discriminados. A (devolução da) autonomia de Suape foi remarcada, e ele não fez, porque fomos contra a Reforma Trabalhista", relembrou.

Temer escolheu Paulo como chefe da sua turma, diz Izaias Régis


Izaias Régis e Paulo Câmara (Reprodução Internet)

O prefeito de Garanhuns, Izaias Régis, avaliou como reveladora a entrevista em que o presidente Michel Temer confirma as relações que manteve com o governador Paulo Câmara desde o impeachment de Dilma. “O governador é o verdadeiro chefe da ‘Turma de Temer’ em Pernambuco. O próprio Temer disse que Paulo Câmara sempre esteve ao lado dele na condição de um aliado, liberando os secretários para votarem pelo impeachment, sem nem precisar de pedidos”, comentou o prefeito, referindo-se à entrevista dada por Michel Temer nesta quarta-feira à Rádio Jornal.

Ao vivo, direto de Brasília, Temer afirmou: “Aliás, desde o primeiro momento ele deu esse apoio. Você se lembra do episódio do impeachment, quando os deputados ligados a ele todos votaram pelo impeachment, sem que eu fizesse qualquer pedido”.

Petrolândia: CAPS NOVA MENTE realiza palestras nas escolas sobre os malefícios das drogas e do bullying


  




O CAPS NOVA MENTE participou, entre os dias 13 a 17  de agosto/2018, da Semana Municipal do Adolescente, realizando palestras nas Escolas Municipais de Petrolândia.

Durante cinco dias, vários temas que circulam no mundo dos adolescentes foram debatidos como: Bullying, Auto Mutilação, Uso Abusivo de Drogas, tendo como foco principal a qualidade de vida.

O CAPS NOVA MENTE tem como público alvo pessoas com transtornos mentais, e transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. 

O CAPS NOVA MENTE funciona em Petrolândia às terças-feiras e quintas-feiras das 14 às 17 horas, ficando localizadona Rua Maria das Dores Sobreira nº 61, na Quadra 12 - próximo a Farmácia Nova Vida.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Dra. Andreza - CAPS NOVA MENTE

Petrolândia: É hoje! ''Quarta Por Nossa Conta no Maria Fumaça'' A cada 3 cervejas, a 4ª é grátis; animação fica por conta do cantor Bruninho


Venha aproveitar essa Promoção e Curtir uma boa Música  no Maria Fumaça.

Maria Fumaça Cada Vez Melhor!

Blog de Assis Ramalho
Divulgação/Maria Fumaça

Petrolândia: Feirarpe é realizada no encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e Semana do Folclore

Fotos: Lúcia Xavier

Na última sexta-feira (24), foi realizada na Praça dos Três Poderes, em frente ao Centro Cultural Hildebrando Menezes, mais uma edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia (Feirarpe), com a participação de associações de artesãos e artistas locais. Com o tema "Tradições e Raízes", em alusão ao Dia Nacional do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, a Feirarpe foi incluída no evento da Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer, no encerramento da Semana do Folclore e da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. 

Sem periodicidade nem locais definidos, a Feirarpe é um espaço eventualmente aberto para comercialização de produtos artesanais e da gastronomia local.

Segundo o Secretário de Cultura, Deison Bezerra, houve apresentações da Grupo Maracatu Nação Science, Banda Municipal Adolfo Alexandre de Melo, Grupo de Maracatu Raízes e, ainda, dança de carimbó, apresentada pela Escola Municipal 06 de Março. Também houve momento de contação de histórias infantis, no Auditório Cecídio Rubens de Menezes, com alunos de escolas do Município.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Lucas Ramos reafirma compromisso com o desenvolvimento de Petrolina


O deputado estadual e candidato à reeleição Lucas Ramos (PSB) participou nesta quarta-feira (29) da rodada de entrevistas promovida pela Rádio Grande Rio AM em Petrolina e deixou claro o recado: vai trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento de Petrolina e de Pernambuco. Por quase duas horas, o socialista respondeu perguntas da produção do programa Opinião – comandado pelo radialista Francisco José – e de ouvintes sobre temas como educação, cidadania, abastecimento de água, agricultura familiar e combate à violência. Do lado de fora da emissora, a militância tomava conta da Avenida Sete de Setembro com bandeiras e adesivos.

No primeiro bloco, Lucas agradeceu a oportunidade de participar do debate e lembrou que entrou na política no momento que o país exigia mais avanços. “Ingressamos na Assembleia Legislativa motivados pelo clima de mudança que pairava sobre o Brasil, quando o povo pedia mais responsabilidade e compromisso dos nossos representantes, melhorias em diversas áreas, transparência e ética dos políticos. E me dediquei todos os dias para garantir mais oportunidades, para trazer mais desenvolvimento para Pernambuco”, afirmou.

Petrolândia: Biblioteca Municipal Barão de Mauá tem expediente até as 22h00


A instituição pede doações de livros para ampliar o acervo (Foto: Lúcia Xavier)

A Prefeitura de Petrolândia autorizou o funcionamento até as 22h00, de segunda a sexta-feira, da Biblioteca Municipal Barão de Mauá, sediada no Centro Cultural Hildebrando de Menezes, na Praça dos Três Poderes, no centro da cidade. A iniciativa seria excelente, não fossem dois detalhes, além da falta de computadores para pesquisas na Internet, percebidos pela reportagem do Blog de Assis Ramalho durante visita à instituição, na última sexta-feira (24).

O primeiro detalhe é o acervo paupérrimo da instituição, composto quase totalmente por livros antigos. A Barão de Mauá pede doações de livros para ampliar a coleção.

O segundo, realmente causou estranheza: a falta de organização das obras, distribuídas em prateleiras, separadas por grandes categorias, mas sem nenhuma catalogação, nem mesmo uma elementar ordem alfabética, para auxiliar quem busca uma obra ou algum autor.

Por exemplo, nas prateleiras de "Literatura" é possível encontrar, sem separação por gênero, livros da "literatura" nacional e estrangeira, em português e outras línguas. O "sarapatel literário" pode levar ingênuos pesquisadores a confundir alhos com bugalhos. Algumas obras empareadas a esmo nas prateleiras de "literatura" são romances baseados na história (ficção), outros são biografias ou relatos históricos (história). Mais: o mesmo livro de um autor pode estar em várias prateleiras diferentes.

Então, se você tem urgência em fazer uma pesquisa, seja prático: procure na Internet. Mas, se for o jeito pesquisar algo na Barão de Mauá, a instituição está aberta das 7h30 da manhã às 22h00 e não fecha para o almoço. O horário de expediente é compatível com o tempo a ser perdido pelo interessado para tentar encontrar o que deseja: algo que pode não existir no catálogo ou, simplesmente, ter desaparecido do acervo do Município.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolina sedia audiência pública no dia 17 de setembro para discutir risco de enchentes no Velho Chico


Reunião será realizada no dia 17 de setembro e é aberta ao público

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar três audiências públicas para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades e os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, fato que pode acarretar sérios danos caso haja elevação do nível das águas, provocando enchentes. Além de Propriá (SE), município localizado no Baixo São Francisco, primeira cidade a receber o evento, Petrolina (PE) também sediará a rodada de audiência que encerrará em no município mineiro de Pirapora.

A audiência em Petrolina, acontecerá a partir das 10h na Câmara de Vereadores da cidade. De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a baixa vazão impede que as pessoas vejam a possibilidade de cheia como uma ameaça possível. “Como as pessoas não conseguem enxergar a possibilidade de cheias no São Francisco, devido ao período de longa estiagem, começa a haver a ocupação do solo e falta às Prefeituras esse trabalho de orientação”, afirma.