Petrolina, situada no Vale do São Francisco, virou referência em arborização com espécies nativas da Caatinga. Segundo informações da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em 2018, até o mês de novembro, mais de 5 mil mudas foram plantadas na cidade, através da adoção de plantas pela população, graças ao Projeto 'Nossa Árvore' e à inauguração do Viveiro Municipal, coordenados pela prefeitura.
O Viveiro Municipal de Petrolina, inaugurado em março deste ano, é um importante equipamento ambiental para a cidade. Com capacidade de produzir até 50 mil mudas de plantas nativas da Caatinga, tornou-se o maior do interior de Pernambuco. São 2.500 m² que podem produzir, de uma única vez, até 27 mil mudas. O equipamento foi inserido nas ações do projeto 'Nossa Árvore', que desde 2017 arboriza a cidade. Segundo a coordenação, foram doadas mais de 3 mil mudas e plantadas 2.350 em avenidas, ciclovias e no Parque Municipal Josefa Coelho.
O diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores, explica que a participação da comunidade é essencial nesse processo. “O maior desafio é desenvolver através do plantio coletivo uma consciência ambiental, para que a comunidade contribua nos cuidados com a arborização urbana. Infelizmente ainda temos muitas perdas por vandalismo e supressão de árvores”, pontua.
Novas Mudas - Até o final do mês de janeiro de 2019 as equipes da AMMA estarão realizando expedições para coleta de sementes nativas e produção de novas mudas. A partir do próximo dia 15 de dezembro as doações de mudas ficarão suspensas e retornam no mês de fevereiro do próximo ano. Neste período, além da produção de novas mudas, a AMMA deve estimular o plantio de mudas nativas nas áreas rurais, com o objetivo de contribuir com a conservação da Caatinga.
Blog de Assis Ramalho com informações da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina
Fotos: Jonas Santos/Arquivo PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.