O encontro técnico que reúne os inspetores que dirigem as 17 unidades de controle externo do TCM teve início na tarde da última quinta-feira (06/12) e foi aberto pelo conselheiro Fernando Vita, vice-presidente do TCM, que substitui temporariamente o presidente da Corte de Contas, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto. Ao saudar os inspetores, em nome do presidente, afirmou que o TCM avançou muito nos últimos anos na qualidade do trabalho que realiza para cumprir com presteza e eficiência seus deveres constitucionais. “E a dedicação, o empenho dos senhores – é preciso ressaltar – foi fundamental para que o TCM cumprisse com sucesso seu dever”.
O conselheiro Fernando Vita observou que para desempenhar com o zelo indispensável suas obrigações, o tribunal vem, ao longo destes anos, modernizando suas estruturas, suas ferramentas de trabalho, e investindo na qualificação do seu corpo técnico. “E este encontro é prova disto. O que se espera é que, nesta troca de experiências, se identifiquem boas práticas e que elas sejam compartilhadas e aplicadas pelas diversas inspetorias regionais”.
Disse que é preciso que todos estejam atentos às novas metodologias, aos novos instrumentos de trabalho, enfim, a tudo o que possa tornar mais eficiente, mais produtivo, mais ágil, mais consequente o trabalho sob a responsabilidade da Corte de Contas. “Precisamos, inclusive, nos antecipar aos problemas, em nome da economicidade, da eficácia, do melhor retorno para a população. Precisamos acompanhar e avaliar os investimentos públicos ao longo de todo o processo, não apenas a posteriori, quando já não será possível evitar prejuízos para a sociedade”, afirmou.
O vice-presidente frisou que o TCM tem se qualificado para cumprir com a máxima eficiência seus deveres, e citou a incorporação, recentemente, aos quadros de servidores, de novos auditores de controle externo e de infraestrutura, que foram selecionados em concurso público. E destacou que “a excelência dos nossos auditores foi reconhecida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que credenciou o TCM para o exame de contratos de financiamentos do banco – que exige que sejam observadas, nas auditorias, as Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores. O acordo com o BID, inclusive, será assinado na segunda-feira (10/12), em cerimônia na sede do TCM.
Fernando Vita, ao fazer um avaliação do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, salientou que o TCM avançou e muito no processo de modernização dos seus procedimento, incorporando novas ferramentas tecnológicas “e já hoje, como sabemos, todo o processo de análise de contas, de denúncias e termos de ocorrência se dá em ambiente eletrônico, o que garante maior segurança, agilidade e, principalmente transparência”. Ao lado da informatização não se descuidou – acrescentou – da qualificação, da especialização do corpo técnico, “que é indispensável para o atendimento da crescente demanda da população – que exige maior eficiência e produtividade dos órgãos públicos”.
Por fim, em nome do presidente, conselheiro Francisco Netto e dos demais conselheiros, agradeceu a dedicação e o entusiasmo de todos os servidores no trabalho “o que engrandece o nosso Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que assim cumpre a sua missão e dá a resposta devida à população, que lhe deu a responsabilidade de ser os olhos dos cidadãos na fiscalização das contas e no exame do desempenho das administrações públicas municipais”.
Ao longo da reunião, os inspetores tiveram a oportunidade de assistir a palestra do auditor de infraestrutura, Dimas Souza, diretor da 3ª DCE sobre “Planejamento da Auditoria Temática em Saúde com ênfase no subtema: Medicamentos”; e o relato, do mesmo Dimas Souza, a respeito da “Experiência sobre Auditoria Temática em Transporte Escolar”.
Vítor Maciel, diretor da DAM, e Maria de Nazaré Oliveira, diretora da DAP, falaram sobre a “Correlação das atividades da DAM e DAP com as IRCE’s”. O chefe da Assessoria Jurídica, Alessandro Prazeres, fez palestra sobre as Instruções 02 e 03/18 sobre a “Terceirização considerada como outras despesas de pessoal”. E, por fim, os inspetores Clésio Pires, Charles Góes e Marcelo Souza, falaram sobre “Boas práticas adotadas pelas Inspetorias Regionais de Controle Externo”.
Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
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