Na Reunião desta quinta-feira (13) na Alepe (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco),
Rodrigo Novaes ( PSD) cobrou esclarecimentos dos representantes da Codevasf e da Chesf sobre qual órgão é o responsável pelos investimentos de manutenção e operação do Perímetro Irrigado de Itaparica, que têm sido reduzidos desde 2014. Novaes destacou que a Assembleia tem cumprido o seu papel na busca de soluções. “É a terceira vez que a Alepe, por meio da Comissão da Agricultura, vem a Icó-Mandantes. Isso é o exemplo do Sertão que deu certo, são mais de três mil hectares irrigados, são milhares de famílias que sobrevivem disso aqui e movimentam a economia de toda a região”, pontuou.
Também durante a audiência Pública no Icó-Mandante, o deputado já tinha adiantado que iria encaminhar a ata da audiência pública aos representantes de Pernambuco no Congresso Nacional. O objetivo era pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o uso dos mais de R$ 3 bilhões investidos no Sistema Itaparica nos 24 anos do projeto.
Rogério Novaes
Representante da CHESF - Carlos Brito
Representante da CODEVASF (Aurivalter)
A procuradora do Ministério Público Federal em Serra Talhada, Beatriz Ribeiro, anunciou a instauração de um inquérito civil público com a finalidade de responsabilizar tanto a Chesf quanto a Codevasf pela operação e manutenção do perímetro. A procuradora sentenciou que os dois órgãos, além da União, têm que assumir suas responsabilidades. Beatriz também disse que vai instalar procedimento para acompanhar o repasse de recursos do orçamento do Governo Federal anunciados pela Codevasf. De acordo com a companhia, serão investidos R$ 63 milhões no Sistema Itaparica em 2019.
Plenário – Na Reunião Plenária desta quinta (13), Rodrigo Novaes repercutiu as reivindicações feitas na audiência em Petrolândia “Os agricultores exigem que a gestão do perímetro irrigado continue com a Chesf, até que seja feita uma modernização em todo o sistema”, apontou o deputado.
Pronunciamento do deputado Rodrigo Novaes em Audiência no Icó-Mandantes
Pronunciamento da Procuradora da República Maria Beatriz Ribeiro Gonçalves
Fotos>Audiência Pública no Icó-Mandantes debate problemas do sistema irrigante de Itaparica
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR
Notícia relacionada a Audiência Pública No Projeto Icó-Mandantes > Petrolândia: Após audiência no Icó-Mandantes, Ministério Público Federal diz que vai instaurar Ação Civil Pública contra Chesf e Codevasf por problemas nos Perímetros Irrigados
Fotos>Audiência Pública no Icó-Mandantes debate problemas do sistema irrigante de Itaparica
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.