De acordo com a PF, a apreensão foi realizada após a PF receber informações da existência de plantio na área. Os policiais militares e federais, então, se dirigiram para os locais indicados e conseguiram efetuar a erradicação e destruição dos plantios, além da apreensão da maconha pronta. Ao chegar no local todo o plantio foi incinerado, sendo uma amostra coletada e a droga apreendida apresentadas na Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro, também no Sertão.
No terreno, ninguém foi localizado e por isso não houve prisão. Um inquérito policial foi instaurado e caso o terreno possua algum proprietário, ele poderá ser indicado por tráfico de drogas, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão e também poderá perder a sua propriedade para a reforma agrária.
O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas).
Segundo a PF, as constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.
Segundo a PF, caso os 15 mil pés fossem colhidos e prensados, daria para fazer cinco toneladas de maconha. Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal e forças de segurança de Pernambuco contribuem significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, porque geralmente essas ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.
Por: Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.