A partilha da Palavra foi feita pelo Diácono Francisco Adilson da Silva, Arquidiocese de Natal, que fez análise do momento atual do país (veja vídeo abaixo).
Neste sábado, 29 de setembro de 2018, a orla fluvial de Petrolândia recebeu uma multidão de fiéis para acompanhar à tradicional procissão de barcos, conduzindo a imagem de São Francisco de Assis no lago da represa de Itaparica, e à Missa dos Pescadores.
Centenas de fiéis participaram da celebração que foi presidida por Padre Luciano Aguiar, responsável diocesano pelas Pastorais Sociais. A partilha da Palavra foi feita pelo Diácono Francisco Adilson da Silva, Arquidiocese de Natal. Os serviços litúrgicos ficaram por conta da Comunidade São Marcos e Coral Vozes do São Francisco.50 anos da Pastoral dos Pescadores
Esse ano foi comemorado os cinquenta anos da Pastoral dos Pescadores. Durante séculos, a vida das pescadoras e pescadores artesanais no Brasil passou incólume a ação política de grupos ligados à sociedade civil, que tivessem na agenda as comunidades pesqueiras, o que mudou em 1968. Foi a partir desse ano que se criou em Olinda, Pernambuco, a Comissão Pastoral dos Pescadores (CPP – hoje Conselho Pastoral dos Pescadores), organização vinculada à ala progressista da Igreja Católica.
Essa Pastoral foi resultado da ação do frei Alfredo Schnuettgen, que contou com os apoios do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, e do bispo auxiliar de Olinda e Recife, Lamartine Soares, e da inestimável militância da freira Nilza Montenegro, fatores que permitiram ao CPP chegar a outras cidades pernambucanas.
Após a Missa, a imagem de São Francisco foi conduzida até a Igreja Matriz, em procissão pelas avenidas e ruas da cidade de Petrolândia.
Ver todas as fotos > Procissão nas águas e Missa dos Pescadores em Petrolândia
Assista aos vídeos abaixo
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.