Foto: Ray Evllyn /SJDH
Um grupo de 25 reeducandos atendidos pelo Patronato Penitenciário, que cumpre pena no regime aberto e livramento condicional, iniciou, nessa sexta-feira (17), a revitalização do refeitório da sede do órgão de execuções penais, no bairro de São José, no Recife. A atividade faz parte das aulas práticas do curso profissionalizante de pedreiro revestidor, oferecido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria a Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social (ABDESM). O objetivo é qualificar os apenados para o retorno ao mercado de trabalho e evitar que eles voltem a cometer crimes.
Os cumpridores estão fazendo reparos no piso e nas paredes com a troca de cerâmica. O curso tem 80 horas/aula entre teóricas e práticas que são realizadas de segunda a sexta-feira. Os alunos recebem fardamento, material didático, lanche e o cartão Vem carregado para custear as passagens. “Nada melhor do que praticar na instituição que é responsável por acompanha-los e acolhê-los. A ideia é oferecer a eles uma qualificação para que consigam um meio de subsistência e não voltem a delinquir”, explica o Superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.
Alexandra Chagas, 26, é uma das alunas e revela que está animada para enfrentar o competitivo mercado de trabalho. “Mesmo sendo mulher, procuro trabalho na área de construção civil, inclusive já tenho propostas para começar. Com essa oportunidade, só penso em mudar de vida”, ressalta a reeducanda que cumpre pena no regime aberto.
OPORTUNIDADE DE EMPREGO – Além de participar de cursos, os egressos do sistema prisional de Pernambuco que são assistidos pelo Patronato Penitenciário também ganham chances de trabalhar através de parcerias entre a SJDH e empresas públicas e privadas. Atualmente, a iniciativa já beneficia quase 677 cumpridores.
Texto: Aurélio Duvivier /SJDH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.