Foto: Edilson Júnior/SARA |
O Programa Água Doce (PAD), coordenado pela SARA, em Pernambuco, é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas. Em 2011, o Programa assumiu a meta de aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1.200 sistemas de dessalinização até o final de 2018. Em Pernambuco, o Programa já visitou 21 municípios e segue na fase do diagnóstico, trabalhando nos itens Relatório socioambiental e técnico, análise físico-química e bacteriológica, e teste de vazão.
Em sua fala, o secretário Wellington Batista lembrou o Dia do Agricultor Familiar, comemorado neste 25 de julho. “Aproveito a oportunidade para lembrar e parabenizar os responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros em suas residências, os homens e as mulheres do campo. A agricultura vem destacando-se pelo seu desenvolvimento e hoje representa um aumento de 12% no PIB de Pernambuco”, comemora o secretário.
Estiveram presentes o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista; o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso À Água da Secretaria de Recursos Hídricos e qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva; o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, José Mairton Figueiredo de França; o diretor presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Marcos Vinicius do Amaral Oliveira; coordenadores do Programa Água Doce nos Estados de Pernambuco, como Paulo de Tarso; Ceará, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte; além de técnicos, estudiosos e interessados.
Ascom SARA-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.