“A pesquisa feita talvez supere a expectativa da maioria daqueles que acompanham as tendências eleitorais. Embora se soubesse que Lula é um nome de peso elevadíssimo no estado, além dele despontar em primeiro lugar nas simulações de primeiro e segundo turnos que supõem seu nome na disputa, ele demonstra uma capacidade de transferência de votos de dimensões espantosas. Fernando Haddad, que tem somente 2% das intenções estimuladas de voto, salta para 16% quando apresentado como candidato “com apoio de Lula”, e vence todos os adversários, nas estimuladas de primeiro e segundo turnos. Isto antecedendo qualquer campanha e certamente sendo um pré-candidato de baixíssimo grau de conhecimento entre os eleitores até agora.
O protagonismo de Lula nestas eleições, estando ele dentro ou fora da prisão, será provavelmente sem precedentes. A rejeição baixíssima dele, a menor dentre todas as registradas na pesquisa, a aposta dos eleitores de que ele será candidato, a disposição de votar no candidato que ele apoiar, tudo isso sinaliza que a oposição ao candidato do PT, aqui em Pernambuco, terá dificuldade em emplacar um nome que supere essa força.
É claro que estes são números que dizem pouco do que ocorrerá no cenário nacional, pois o estado representa somente cerca de 5% da população brasileira, mas talvez digam bastante do que poderá ocorrer no cenário estadual. A candidatura que receber o apoio de Lula certamente levará uma vantagem tremenda na largada pelo menos. Quem acompanha indicadores eleitorais sabe a importância que têm os apoios que uma candidatura recebe”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.