Foto: Bhaz
A Secretaria de Defesa Social (SDS) promove, neste sábado (3) e no domingo (4), uma iniciativa para ajudar quem perder ou tiver o telefone roubado em prévias carnavalescas. Estandes da polícia serão montados no Recife e em Olinda para facilitar o cadastramento no Sistema Alerta Celular. O programa permite o bloqueio do aparelho, por meio de uma ferramenta na internet.
Neste sábado, haverá pontos de cadastramento do Alerta Celular nos seguintes eventos: Chocalho do Neno, no Parador, a partir das 15h, e Baile Municipal, no Classic Hall, a partir das 21h.
No domingo, o estande será montado na entrada da área externa do Centro de Convenções, que recebe o Olinda Beer, a partir das 9h.
O gerente de Análise Criminal e Estatística da SDS, major Jonas Moreno, explicou que a ideia é cadastrar o maior número de celulares e inibir a prática de roubos e furtos.
De acordo com a SDS, mais de 55% dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) registrados em Pernambuco têm relação com celulares. Desde o início do projeto, em março de 2017, o estado informa ter cadastrado mais de 101.175 telefones.
O Alerta Celular, de acordo com a SDS, já ajudou as polícias de Pernambuco a recuperar e devolver a seus proprietários 1.200 aparelhos.
Como fazer
Para fazer o cadastramento, é preciso entrar no site da SDS e acessar a ferramenta Alerta Celular, no painel 'Destaque', no lado direito da página.
No cadastro, a pessoa precisa informar o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI). É uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).
G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.