▼
segunda-feira, fevereiro 05, 2018
Mais de 360 aves apreendidas e uma rinha de canários destruída em ações ambientais
Investidas ocorreram em Passira, onde a rinha foi destruída, e em feiras livres do Recife. Pássaros foram levados ao Cetas (Foto: Divulgação/Arquivo/CIPOMA)
O Centro de Triagem de Aninais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), iniciou a semana acolhendo mais 364 aves. Desse total, 362 foram apreendidas em ações de combate a crimes ambientais realizadas no sábado (3) e domingo (4) pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) em feiras livres do Recife e no povoado de Pedra Tapada, no município de Passira, Agreste do Estado. Outras duas foram entregas voluntárias.
A investida em Pedra Tapada foi realizada no domingo (4) e resultou na apreensão de 73 canários-da-terra, várias gaiolas e cumbucas e dois pares de rinhas, que foram destruídas pelos agentes ambientais. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Limoeiro, onde foram lavrados Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCOs) em desfavor deles. Na ação, a Cipoma teve o apoio de equipes da 6ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), sediada em Limoeiro, e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI).
Também no domingo, em nova fiscalização da Operação Feira Livre, 195 aves foram apreendidas em mais uma investida na Feira do Cordeiro, no Recife. Há na relação galos de campina, azulões, canários-da-terra, sanhaçus, bigodes, papa-capins, cordas-negra, tico-ticos, goriatans e dois pintores-verdadeiro (Tangara fastuosa), ave ameaçada de extinção. Também foram lavrados TCOs e apreendidos R$ 287, dinheiro de comércio ilegal de animais silvestres.
Já no sábado (4), agentes ambientais da Cipoma levaram a Operação Feira Livre à Linha do Tiro, bairro da Zona Norte do Recife. Foram apreendidas 94 aves de diversas espécies. Além do total de apreensões do fim de semana (362), dois pica-paus entregues voluntariamente aos agentes ambientais foram encaminhados ao Cetas Tangara, da CPRH. Todos serão avaliados e passarão por reabilitação para, posteriormente, serem devolvidos aos seus habitats naturais.
Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.