A Justiça determinou, a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que o Banco do Brasil reabra a sua agência no município de Jatobá. A única agência do banco na cidade encerrou suas operações em 16 de maio de 2016 após um assalto com explosivos afetar a estrutura do banco. Com a decisão judicial, o banco tem 30 dias para restabelecer o serviço de agência em Jatobá, com atendimento pleno aos usuários, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento.
A decisão da Justiça levou em conta que a população e comércio de Jatobá estão prejudicados por quase dois anos, considerando a proposta do Ministério Público, visto que o fechamento da agência no município implica no deslocamento dos cidadãos para outras cidades para que realizem os serviços bancários que anteriormente funcionavam em seu município.
A ação civil pública do MPPE considerou que a maioria das transações econômicas realizadas no município são por meio de moeda em espécie e que os serviços que o banco oferece através da internet não são tão conhecidos pela população, sendo evidente a necessidade de terminais para saques a fim de manter o comércio da região.
Ficou decidido ainda que será realizada uma audiência de conciliação, ainda sem data definida. A ausência injustificada à audiência será considerada como ato atentatório à dignidade da Justiça e será sancionada com multa de até 2% da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor do Estado, conforme o Código de Processo Civil (CPC) de 2015.
Blog de Assis Ramalho
Informação: Ministério Público de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.