A tradição dos 1° Bonecos do Brasil Zé Pereira e Vitalina, foi inspirada por um padre Belga no inicio do seculo XIX. " o padre belga Roberto Phalempin, primeiro vigário de Belém, cosstumava contar que durante as festas religiosas na Europa a igreja usava bonecos gigantes para atrair fieis".
Os relatos do padre chamaram atenção de Gumercindo Pires de Carvalho que decidiu produzir figuras de papel machê. " Gumercindo sempre foi um entusiasta do carnaval. Ele criou o primeiro boneco Zé Pereira em 1919. Segundo a tradição, Zé Pereira sempre chega das de barco das " Oropas", como falam popularmente, e atrai as pessoas para saírem pelas ruas. Dez anos apos a criação do primeiro boneco, Gumercindo teve a ideia de criar uma companheira, nascendo assim Vitalina.
"Na época, aconteceu até casamento de Zé Pereira e Vitalina" , com direito a padre e testemunhas, todos bonecos.
O desfile dos bonecos, desde o começo é animado pela Centenária Filarmônica Dionon Pires de Carvalho, que toca frevo e marchinhas de carnaval, algumas delas de compositores locais. Em 2018 como já é uma tradição, o cortejo sempre começa com a chegada dos bonecos na orla da cidade, e segue com os foliões até o polo principal localizado na avenida Jeronimo Pires. Desde 2011, as roupas dos bonecos Zé Pereira e Vitalina mudam de acordo com as temáticas homenageadas do evento.
Reunião em relação ao Carnaval 2018
Aconteceu nessa quarta feira (17), uma reunião onde contou com a participação do Ministério Publico Estadual, Conselho Tutelar, membros da comissão organizadora do carnaval, representantes da secretaria de cultura do município, dirigentes de blocos, policia militar, policia civil, corpo de bombeiros, a reunião foi para tratar especificamente do Termo de Ajustamento e Conduta- TAC, para ser aplicado no período das festividades do Carnaval 2018 de Belém do São Francisco.
Divulgação das atrações
A programação do Carnaval 2018, sera divulgada em breve pela Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco através da Secretaria de Cultura e Turismo do munícipio.
Como Belém do São Francisco é polo de Carnaval do estado, a divulgação das atrações éde responsabilidade da Fudarpe e Empetur.
Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.