Com o objetivo de manter Pernambuco com a melhor educação pública do Brasil, o governador Paulo Câmara anunciou, na sexta-feira (01.12), no município de Belém do São Francisco, no Sertão do Itaparica, que transformará a Escola de Referência em Ensino Médio Maria Emília Cantarelli em uma Escola Técnica Estadual (ETE). A unidade de ensino técnico será a primeira da região e está prevista para funcionar a partir do ano que vem. Durante a agenda no município, Paulo Câmara também entregou a cobertura da quadra poliesportiva da escola, ação que integra o programa Programa Quadra Viva.
"Os desafios são muitos e diários, mas a agenda de educação, do futuro, nos fascina porque Pernambuco será muito melhor com ações voltadas para os nossos jovens. E o ensino técnico profissionalizante vai permitir ao aluno do Ensino Médio conseguir um bom emprego e, dessa forma, o estudante vai perceber que esforço, estudo e dedicação valem a pena", afirmou o governador Paulo Câmara.
A estrutura do prédio que contemplará a nova ETE contará com seis blocos interligados – e cobertos – divididos em auditório, bloco de acesso e biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva (com vestiários e sala multiuso), laboratórios especiais voltados para estudantes do ensino profissionalizante, além de bloco pedagógico e administrativo. A unidade beneficiará 1.300 estudantes das cidades vizinhas de Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu.