Nairon Barreto, o Zé Lezin, hóspede da Pousada Atenize em 2012 (Fotos: Assis Ramalho e Marcelo Cross/Arquivo BlogAR)
O humorista Zé Lezin voltará a Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, no dia 12 de novembro (domingo), em apresentação única no Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, na Orla Fluvial. O show "Operação Lava Jato do matuto" terá início às 20h00. Ingressos para arquibancada custam R$ 20,00 e mesas (com 4 lugares) custam R$ 120,00. A apresentação de Zé Lezin em Petrolândia é uma realização da Estima Eventos e Juliano Vans, com apoio de Comercial Rocha, Lojas Eletroléo, Loja Lar & Cia, SuperMais, Central de Adubos, Refrigerantes Hiran, Posto Rical/BR Mania e KL2.
Em 2012, Nairon Barreto, intérprete do popularíssimo Zé Lezin, foi entrevistado por Assis Ramalho na Pousada Atenize, onde estava hospedado para a apresentação, realizada na noite de 7 de novembro na Casa de Show Velho Chico por Marcelo Cross Produções e Eventos.
Zé Lezin, como Nairon prefere ser chamado, é formado em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em piadas de matutos, começou a carreira de humorista em um grupo de dança folclórica na UFPB, onde recitava poesia de literatura de cordel e contava piadas. Após apresentar-se em barzinhos e teatros, participou da Escolinha do Professor Raimundo a partir de 1998, quando o programa foi transformado em um quadro do Zorra Total, da Rede Globo. Na ocasião, alterou o nome de seu personagem, de Zé Paraíba para Zé Lezin. Nairon atuou na "Escolinha" durante seis anos. O humorista nasceu na cidade de Patos (PB).
Relembre a entrevista concedida por Zé Lezin a Assis Ramalho em 07/11/2012
Na entrevista, o humorista fala dos tempos da Escolinha do professor Raimundo e da amizade que fez com Chico Anysio, que, segundo ele, era um amigo e um irmão. Para Zé Lezin, se Chico Anysio tivesse nascido em outro país seria reconhecido como o maior humorista do mundo e teria superado Charles Chaplin.
''Se Chico tem sido humorista em outro país, com certeza tinha sido ovacionado como o melhor do mundo. Chaplin (Charles Chaplin) só tinha um personagem, que era o Carlito, e ficou conhecido no mundo todo. Chico Anysio tinha mais de duzentas personagens, era letrista, compositor, pintor. Enfim, Chico era tudo. Chico foi um presente que Papai do Céu deu ao povo brasileiro'', afirmou Zé Lezin.
Zé Lezin também lembra com saudades do restante da turma da Escolinha, que foi considerada por Chico Anysio como a mais unida entre as que foram formadas.
''Nessa época em que eu participei, eles me diziam que foi a turma em que houve mais interação entre os membros da Escolinha. Foi bom, porque a gente se tornou uma família. A gente quando ia almoçar, jantar, emendava as mesas. A gente só saía juntos. Então aquilo funcionava como uma família. Chico Anysio disse que aquela foi a turma mais unida que teve na formação da Escolinha, e eu fiquei feliz porque é bom demais a gente conhecer novas pessoas.''