Petrolina sediou nesta quinta-feira, 20 de julho, o 1º Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco, em Petrolina. O evento foi realizado no Sest/Senat, Bairro KM-2, das 8h às 18h, e contou com apresentações culturais, palestras, oficinas, exposições artísticas, estandes de artesanato e culinária regional.
O evento tambem teve a participação de mulheres da comunidade Quilombolas "Negros de Betinho", situado na Agrovila 04 da Reta, no Projeto Barreiras, no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia.
Também presente ao evento a Professora Jussara Araújo, da Escola EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, e Tailane - líder das Crespas e Cachiadas.
A coodernaçao das mulheres quilombolas da comunidade agradece a Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da prefeita Jane e a secretária de Educação Alexandrina. Tambem agradece a Júnior e kênio, diretores de transporte Escolar.
O encontro foi alusivo ao ‘Julho das Pretas’, mês destinado para elaboração e implementação de uma agenda comum de intervenções que buscam dar visibilidade à luta das mulheres negras, em referência ao Dia Internacional da Mulher Afro Latino-Americana e Afro-Caribenha (comemorado em 25 de julho).
As atividades realizadas no Julho das Pretas buscam ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção e valorização do debate e da identidade das mulheres negras brasileiras em nível estadual e municipal.