Ex-prefeito Lourival Simões (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)
Após matéria publicada neste blog, nesta quarta-feira (21), acerca da Feirarpe, promovida na Praça da Matriz pela Prefeitura de Petrolândia, na noite de sábado passado (17), evento que gerou críticas direcionadas a Lourival Simões, o ex-prefeito envia nota de esclarecimento à nossa Redação para esclarecer e reafirmar que não tem "mais nenhum poder sobre o que acontece ou deixa de acontecer no município".
O ex-gestor de Petrolândia nega ser assessor contratado do prefeito, embora afirme estar disponível . "Caso me consultem sobre a minha opinião sobre quaisquer assuntos, sempre terão a melhor resposta que puder dar. Afinal de contas, não precisa de 'caneta' para tal, basta bom senso, coisa que falta a uma parte da oposição e - por que não dizer? - a alguns do governo", esclarece Lourival .
Nota de esclarecimento
Diante dos fatos narrados em matéria recente referente à realização da Feirarpe, venho de público rechaçar todo e qualquer ataque à minha pessoa. Na qualidade de ex-Prefeito do Município, cabe esclarecer, como foi bem colocado na matéria, "não tenho mais caneta na mão", ou seja, não defino mais nada em absoluto. Não tenho mais nenhum poder sobre o que acontece ou deixa de acontecer no município. Cabe ao Prefeito Ricardo Rodolfo e à sua equipe definir e decidir o que irá ser feito na nossa cidade.
Não sou assessor do Prefeito, como muitos colocam e me perguntam, porém, como fui gestor municipal durante os últimos 8 anos, é impossível não haver comunicação entre ambos, algumas vezes frequente e outras vezes raras, portanto não procede tal afirmativa, não tendo nenhuma gerência na atual gestão. Se pedir a opinião de um ex-prefeito sobre determinado assunto for errado, me culpem por ter pedido várias vezes aos ex-Prefeitos Marquinhos, Amadeu, aos Vereadores, ex-Vereadores, a Secretários Municipais e Estaduais, comerciantes, lideranças políticas, sociais, religiosas, a Prefeitos de outros municípios, Governadores, Deputados, Senadores, à população em geral. Enfim, não se governa apenas com a opinião de um só, ou então se faz um governo míope. Porém, sempre estarei disponível, não apenas ao Prefeito Ricardo, como aos Vereadores, Secretários Municipais, Lideranças Políticas e à população de maneira geral. Caso me consultem sobre a minha opinião sobre quaisquer assuntos sempre terão a melhor resposta que puder dar. Afinal de contas, não precisa de "caneta" para tal, basta bom senso, coisa que falta a uma parte da oposição e - por que não dizer? - a alguns do governo.
Teve o lado bom dessas críticas, saber que ainda incomodo a oposição e também a alguns do governo. Isso fica claro nos ataques direcionados à minha pessoa. Não preciso demonstrar mais nada à oposição, pois foram derrotados novamente no último pleito eleitoral. Preciso responder mais algo? Se fizesse isso, eles não seriam os TOLOS da história, seria tolice minha. Eu, particularmente, os deletei da minha vida pública e privada, não tomo conhecimento de suas vidas, a não ser, óbvio, quando alguém comenta da existência de certos indivíduos. Não sei qual o receio que a oposição tem, afinal, sou apenas mais um ex-prefeito do município, como tantos que se tem.
Na matéria também leva a entender que algumas pessoas vinculadas ao Governo atual tentam colocar o guizo no meu pescoço. Sou curto e grosso na resposta: se o Prefeito é marionete, meu é que não é, e nem quero. Torço sim para que dê certo, não sou daqueles que "quanto pior, melhor". Será que tudo que dá errado a culpa é minha? Procurem outra vidraça para atirar pedras, pois já saí da vitrine, estou no estoque, guardado. A transferência de culpa pelos nossos erros é a arma do covarde, esses deveriam entender que ações e atitudes como essas, ao invés de ajudar o prefeito Ricardo a governar o município, fazem é atrapalhar e causar a divisão do grupo que o elegeu e daqueles que ainda acreditam que é possível fazer a diferença na construção de uma Petrolândia melhor. Aos que estão no Governo, fica a lição de eu ter elegido o sucessor em um ambiente em que poucos prefeitos reeleitos conseguiram fazer seus sucessores.
Tenho tentando seguir minha vida normalmente, agradeço a lembrança de meu nome, porém, não me envaidece, pelo contrário, fico mais triste com a natureza humana. Recebi convites dos mais variados para ocupar cargo tanto no Governo Federal, no Governo Estadual e na Sigla Partidária à qual pertenço, porém sigo a máxima "quem tem tempo não tem pressa". Continuarei seguindo em frente com minha vida e com minhas responsabilidades como pai, filho, marido, irmão, tio, enfim, como um cidadão que sempre fui, porém agora em tempo integral.
Reitero que sei das minhas responsabilidades, como homem público que fui, e sempre estarei à disposição do povo de Petrolândia, talvez aí residam o medo e o receio de alguns à minha presença.
Lourival Simões
Ex-Prefeito do Município de Petrolândia
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria de Lourival Simões