Foi iniciada na noite desse sábado (08) uma nova edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia (Feirarpe), realizada pela Prefeitura de Petrolândia, por meio do Departamento de Cultura, atualmente subordinado à Secretaria Municipal de Educação. As edições hoje eventuais da Feirarpe acontecem no pátio da Praça dos Três Poderes, por trás da Praça de Alimentação, no centro da cidade, das 19h00 às 22h00.
Nesta edição, participam oito barracas: uma barraca de comidas regionais (caldo, sarapatel, canjica e outras opções) e seis barracas de artesanato, com peças em barro, palha e buchas vegetais, cabaças, tecelagem (redes, tapetes), artes manuais (fuxico, bordado, crochê, pintura) e couro do peixe tilápia. O escritor e poeta José Luiz (Zé do Cordel) também tem barraca com exposição de sua literatura de cordel, com livretos à venda por R$ 3,00 a unidade. Há livretos com vários temas sobre a história e cultura da região.
No palco montado na praça apresentaram-se como atrações musicais na primeira noite: André Luiz (sertanejo católico), Enzo (rap) e Neguinho (MPB).
Segundo o apresentador do evento, Alexandre Sertão, um dos secretários do Departamento de Cultura, neste domingo (10), última noite do evento, os artesãos serão homenageados, inclusive com entrevista coletiva de blogs. Entre as atrações culturais, segundo ele, estará a Banda Maracatu Terra de Pedro, da Sertão Produções e Eventos e WA Produções. Também haverá apresentação de poetas da literatura de cordel do município.
A blogueira Lúcia Xavier (Blog de Assis Ramalho) participou da primeira noite, na Café com Arte e na cobertura para este veículo informativo. A impressão no final do primeiro dia do evento é que mudou o gestor do Município, mas não mudou a antiga prática, no setor cultural, de usar o aparato do município para promoção pessoal, deslize que não invalida o esforço da Prefeitura de Petrolândia para dar espaço aos artesãos e artistas do município.
Vale a pena visitar a Feirarpe, a partir das 19h00, para assistir ao encerramento do evento e conferir a arte e o artesanato petrolandense, apresentado por Arte da Nossa Gente, Tota do Barro e Tiana, Jena, Ilga Carvalho e Artes do Sertão, Riquezas da Terra, Associação Café com Arte e o talento do escritor e poeta do cordel José Luiz. O evento tem apoio ostensivo da Guarda Municipal.