Repórteres do jornal O GLOBO e do portal UOL foram impedidos de acompanhar a inauguração, sob justificativa de que a cobertura do ato ficaria restrita a veículos convidados, entre os quais não estaria incluída “a imprensa golpista”. Os organizadores informaram que “Folha de S. Paulo” e “O Estado de São Paulo” também estavam vetados.
Há pouco mais deu um mês, repórteres da “Folha” também foram impedidos de acompanhar o congresso do Movimento Brasil Livre (MBL), sob a justificativa de que reportagens do jornal não tinham “o enfoque certeiro”.
Parte do ato deste sábado foi transmitida ao vivo pelo site do próprio movimento. A partida dos “Amigos de Chico Buarque” contra os “Veteranos do MST” terminou empatada em 5 a 5. Do lado de Chico estavam o ex-presidente Lula, o ex-jogador Reinado (ídolo do Atlético Mineiro), e políticos como Fernando Haddad, Alexandre Padilha e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
Antes da partida, o jornalista Juca Kfouri fez um breve discurso em homenagem ao ex-jogador Sócrates, do Corinthians, que dá nome ao campo, e apresentou-se como juiz da partida.
“Daqui deste momento em diante, deixo de ser o jornalista Juca Kfouri para ser o juiz Juca Moro” brincou o jornalista, arrancando risos da público, numa referência ao titular da 13ª Vara Federal em Curitiba, que cuida de parte dos processos envolvendo o ex-presidente na Lava-Jato.
Juca continuou:
“Já adverti um jogador aí presente, de nome Lula, com um cartão amarelo, antes de começar o jogo” disse, provocando mais risos, agora tímidos.
“E na primeira dividida que ele der, eu vou expulsá-lo” brincou.
Parte da plateia ficou em silêncio, outra parte vaiou. Logo nos primeiros minutos do jogo, Lula cobrou um pênalti no meio do gol, a goleira apenas abraçou a bola, para a tristeza do narrador da partida.
“Bateu de direita, a goleira pegou” ele lamentou.
O juiz pediu que a cobrança fosse refeita. Ao som da torcida que gritava pelo seu nome, Lula chutou novamente no meio do gol, mas dessa vez a goleira deixou passar.
“A goleira, digamos, facilitou a vida do ex-presidente Lula. Mas ele conseguiu marcar um gol de placa, como muitos que já marcou na vida” derreteu-se o narrador.
Por tirar a camisa durante a comemoração do gol, Lula foi expulso pelo juiz, gerando reclamação de Chico. Depois de fazer uma reverência à plateia, Juca permitiu que o ex-presidente voltasse ao campo. Ainda assim, em meio ao sol forte, ele deixou a partida ainda no primeiro tempo.
O jogo ocorre semanas antes do julgamento de recursos apresentados pela defesa de Lula e pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, marcada para 24 de janeiro.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.