Mendonça Filho ressaltou a importância da participação de todos para aprimorar a educação do país. “É preciso envolver toda a população brasileira para que se tenha consciência de que o Brasil para crescer; para gerar justiça social, é preciso ter a educação como base de transformação”, afirmou o ministro, ressaltando que seminários como esse representam uma grande mobilização para que se melhore o desempenho da educação em Pernambuco.
“Se identificarmos especificamente os índices relativos à alfabetização, temos a clareza de que, infelizmente, o nosso desempenho não é razoável”, avaliou o ministro. ”O que a gente quer é melhorar esse desempenho desde a educação infantil, passando pela alfabetização, para assegurar às crianças e jovens do Brasil um desempenho educacional de boa qualidade”.
Participaram do evento prefeitos, secretários municipais de educação, gestores e empresários. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, lembrou que o município vem se destacando na área educacional, mas muito ainda precisa ser feito. “Queremos aqui discutir o crescimento da educação de Pernambuco e do Brasil, para que a gente tenha uma mão de obra mais qualificada para fazer o país crescer”, explicou.
O secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amancio, ressaltou a importância dos investimentos na qualificação profissional. “A educação não tem fórmula mágica, então são importantes muitas coisas e uma delas é a valorização do professor, desde as universidades, até seu dia a dia das escolas, passando pela melhoria da infraestrutura das escolas, que é também um investimento muito importante para melhoria das condições de trabalho”.
Durante a manhã, foram realizadas palestras do presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães, e de Almeri Dedonatto, gerente de Educação e Tecnologia do Senai e coordenador, em Chapecó (SC), do Movimento Santa Catarina pela Educação.
O Movimento Pernambuco pela Educação é realizado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com apoio da TV Escola, Fundação Joaquim Nabuco, Instituto Ayrton Senna e Unesco.
BNCC – O ministro Mendonça Filho aproveitou a oportunidade para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no último dia 15 de dezembro, e que será homologada na próxima quarta-feira, 20, em cerimônia no Palácio do Planalto. O documento prevê a alfabetização das crianças até o segundo ano do ensino fundamental.
“Essa mudança vai assegurar equidade e a mesma oportunidade para todos”, concluiu Mendonça Filho. “O que a gente quer é que a BNCC sirva de referência na elaboração de currículos adequados e que esses currículos ajudem a melhorar o desempenho não só na alfabetização, na educação infantil e na educação básica como um todo.”
Assessoria de Comunicação Social MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.