“Nós nos incorporamos à luta do SUAS após o governo federal tentar cortar mais de 90% dos recursos de 2018 para a área. Tivemos uma primeira vitória, que foi devolver o orçamento para a assistência social no próximo ano. Agora, iniciamos uma nova batalha, a de assegurar recursos constitucionalmente à gestão do SUAS de maneira a dar estabilidade ao programa”, afirmou Danilo Cabral durante o Encontro dos Conselheiros Tutelares do Agreste de Pernambuco, realizado em Taquaritinga do Norte nesta quinta-feira (16).
A PEC 383 está em tramitação na Câmara dos Deputados, indo para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto a sua admissibilidade, levando em conta a constitucionalidade, a legalidade. Se for aprovada, a Câmara criará uma comissão especial específica para analisar seu conteúdo.
Como membro titular da CCJ, Danilo espera que a proposta entre em pauta o mais rápido possível para que o SUAS não fique à mercê das decisões do governo federal no tocante ao orçamento. “Vamos fazer uma mobilização nacional para proteger o Sistema e garantir recursos para o seu financiamento”, disse.
O deputado destacou que o fortalecimento do SUAS dialoga diretamente com os Conselhos Tutelares. “O Sistema de Assistência Social é uma conquista da sociedade brasileira, que veio de um processo pós Constituinte, de 1988, quando temos o fortalecimento do sistema de seguridade social e, a partir disso, da participação da sociedade, com a presença nos conselhos, por exemplo”, explicou Danilo Cabral. Os Conselhos Tutelares foram criados a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Deputado Federal Danilo Cabral (PSB-PE)
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.